Como Fazer uma Boa Faxina Doméstica


housekeeping

Todo mundo adora estar em uma casa limpinha, cheirosa e arrumada, mas poucos são aqueles que se prezam a fazer o trabalho (que, convenhamos, não é lá muito agradável mesmo!). Seja por preguiça, por cansaço ou mesmo por desconhecimento, acabamos deixando a faxina para depois e a sujeira vai se acumulando… pois é hora de dar um chega e aprender a fazer uma boa faxina otimizando o tempo e a limpeza!

Executive Floor room Como Fazer uma Boa Faxina Doméstica

Lembre-se: não deixe que a bagunça vá se acumulando ou então a sua faxina levará mais tempo. Tente manter a casa organizada e assim será ainda mais fácil de se fazer uma boa limpeza.

casa suja 2 Como Fazer uma Boa Faxina Doméstica

Banheiros

Comece a limpeza pelos banheiros. Ali você terá que fazer a limpeza mais pesada. Comece guardando todos os produtos que estão em cima da pia, deixando-a livre. Retire o lixo (que não deve se acumular, ou então o cheiro do seu banheiro será extremamente desagradável), guarde o papel higiênico para que ele não molhe e jogue água por todo o piso, dentro e fora do box (onde você toma banho). Jogue um pouco de sabão em pó e esfregue bem. Se quiser, você pode utilizar outros tipos de sabões ou detergentes para lavar o banheiro. Dentro do box, jogue um pouco de água sanitária e esfregue. Deixe de molho. Enquanto isso, lave a pia com a ajuda de uma buchinha. Lave também o vaso sanitário por inteiro, inclusive a tampa. Utilize uma escova própria para limpar o vaso por dentro. Se o seu box for de vidro, lave-o também, bem como o espelho. Agora, enxágue o chão e, com a ajuda de um pano de chão, seque tudo (menos a área do box, que não é necessário). Para deixar tudo mais cheiroso, jogue desinfetante nos ralos e dentro do vaso sanitário.

cleaning bathroom Como Fazer uma Boa Faxina Doméstica

Salas e Quartos

Varra as salas, os quartos e corredores. Se quiser, você pode utilizar um aspirador de pó para diminuir a sujeira. A sujeira que você não conseguir juntar com a pá, por exemplo, pode ser jogada na cozinha que será lavada depois. Agora que você já varreu, passe um pano úmido nas escrivaninhas, estantes, criados-mudos, racks, cômodas etc. Aproveite para tirar o pó dos quadros e porta-retratos também. Se for preciso, utilize um lustra-móveis nas mesinhas de centro, racks e estantes. Passe o apirador de pó nos sofás , poltronas e tapetes. Passe um pano por todo o piso com a ajuda de um rodo: em um balde, coloque cerca de 2 litros de água e dilua uma a duas tampas de produto específico para a limpeza de pisos e azulejos. Você pode deixar para passar o pano depois de lavar a cozinha.

decoracao quarto sala cozinha Como Fazer uma Boa Faxina Doméstica

Cozinha

Depois da louça devidamente lavada e do fogão limpo, é hora de lavar a cozinha. Retire as cadeiras e o que mais estiver em contato com o chão (e que seja de fácil remoção. Não é preciso retirar a geladeira, por exemplo). Jogue bastante água por toda a cozinha e esfregue bem o chão com sabão em pó e algum removedor de gordura (como o Veja Multiuso). Aproveite também para lavar a lavanderia. Enxágue e seque o chão com um pano de chão (que poderá ser usado para para passar pano nos quartos e salas).

melhor piso para cozinha Como Fazer uma Boa Faxina Doméstica

Quintal

O quintal é simples, a menos que você tenha algum animalzinho de estimação. Você terá então que, além de lavar com sabão, utilizar algum tipo de desinfetante para evitar a contaminação da sua família e do seu próprio animalzinho. Esfregue tudo muito bem e enxágue apenas.

Vidros

Para limpar os vidros da sua casa, seja das janelas, seja das portas, utilize um limpa vidros e siga as recomendações do fabricante. Utilize, de preferência, um pano macio para que não risque o vidro.

pvc window Como Fazer uma Boa Faxina Doméstica

Dicas para faxina

Agora que já aprendeu como fazer uma faxina, confira nossas dicas para otimizar o processo e obter ainda mais eficiência na sua limpeza doméstica.

  • Organize um cronograma de limpeza: uma dica valiosa para quem não possui muito tempo disponível ou não quer gastar horas a fio cuidando da casa toda. Reserve alguns dias da semana para limpar determinado setor de sua residência, por exemplo, lavar os banheiros na segunda, o quintal e a cozinha no sábado, os quartos na quarta, etc. Dessa forma manterá a casa sempre limpa, sem comprometer muito do seu tempo.
  • Adote uma rotina de limpeza: faça da limpeza doméstica um hábito constante. Não deixar a bagunça e a sujeira se acumularem deve ser o primeiro passo para agilizar seu trabalho.
  • Mantenha o cheiro de limpo utilizando alguns artifícios simples como sprays para aromatização do ambiente (Bom Ar, por exemplo), desinfetantes e detergentes para superfícies, como o mármore e o granito das pias e sanitários, entre outros. Além disso, borrife um pouco de sua essência favorita em locais que geram ou recebem calor como lâmpadas (quando desligadas), grades da geladeira, quinas de janelas voltadas para o sol, etc. O calor volatilizará a essência aromatizando o ambiente.
  • Para livrar a casa do cheiro de cigarro espalhe, durante a faxina, um pouco de vinagre branco nas áreas mais afetadas. Depois é só lavar normalmente.  
  • Conte sempre com ajuda. Coloque seus filhos, marido/namorado, para te ajudarem na faxina. Qualquer tarefa é concluída mais rapidamente quando feita a quatro mãos.

Boa sorte!

Veja também:

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar !

9 replies to this post
  1. olha pessoal,para deixar a casa limpa,em primeiro lugar você também tem q ser limpo.assim q você acordar vc já vai:
    -forrar a sua cama e varrer seu quarto
    depois:varrer toda a casa,passar pano,tirar poeira dos movéis e depois q vc vai colocar o forro do sofápq tá tudo limpo.tbm lave o banheiro,a cozinha(se necessario)areje as panelas
    bjos para as faxineiras