Como Fazer Feijoada – Receita Mineira


feijoada

Não tem comida mais tipicamente brasileira do que feijoada, certo? Mas, como todo bom prato, a feijoada deve ser bem preparada, com bons ingredientes, deixando todos com água na boca. É um prato que cai muito bem no inverno mas que não deixa de ser apreciado também nos dias mais quentes.

feijoada Como Fazer Feijoada   Receita Mineira

Se você também quer aprender essa delícia culinária, basta fazer o seguinte:

1) Você precisará de: 1 quilo de feijão preto; 1 peça de costelinha de porco; 300 gramas de carne seca; 300 gramas de carne de porco defumada; 300 gramas de paio; 200 gramas de lingüiça calabresa e 200 gramas de lingüiça temperada.

2) Para temperar: 1 cabeça de alho; 1 colher de sobremesa de sal; 1 colher de chá de pimenta do reino (ou a quantidade que quiser); 3 ou 4 folhas de louro; 3 colheres de sopa de azeite e de 2 a 3 litros de água.

3)  Como opcionais você ainda pode acrescentar duas laranjas ou 40 ml de pinga.

4) Selecione o feijão (separe o feijão ruim e mesmo o que vier a mais com o feijão). Lave-o bem em uma peneira e depois o deixe de molho durante toda uma noite com água que o cubra e ainda passe cerca de 3 dedos da sua altura.

ingred feijoada Como Fazer Feijoada   Receita Mineira

5) Corte as lingüiças em rodelas. No caso do paio, retire antes a pele caso esteja muito grossa. Tente retirar toda a gordura das carnes para que sua feijoada não fique muito pesada e indigesta. Caso ache necessário, cozinhe a carne seca e jogue fora a água do cozimento para retirar um pouco o seu sal.

Feijoada dia dos pais Como Fazer Feijoada   Receita Mineira

6) Divida a quantidade em 3 ou 4 partes, dependendo do tamanho da panela. Ponha uma parte do feijão, uma parte da carnes (menos a costelinha) e linguiças, uma folha de louro e acrescente água se fôr necessário. Tampe a panela, segundo as instruções do fabricante, e cozinhe tudo por 20 minutos desde o começo. Comece com fogo alto e, no meio do cozimento, quando a panela começar a fazer barulho, abaixe o fogo. Quando estiver pronto, retire a panela do fogo, ponha na pia embaixo da torneira e deixe correr um fio de água fria sobre a tampa. Quando a panela esfriar um pouco e perder a pressão, abra-a com cuidado e vire o feijão cozido com as carnes numa panela maior. Repita essa operação até terminar de cozinhar todo o feijão com as carnes. Na panela maior, junte então as costelinhas e deixe cozinhar até que fiquem macias e o caldo do feijão engrosse.

7) Acrescente a pimenta e mexa. Pique o alho ou esprema-o e frite-o no azeite, jogando depois no feijão. Prove o caldo para ver se a quantidade de sal está boa.

8 ) Caso opte por adicionar as laranjas, coloque-as para cozinhar junto na panela maior. Elas absorvem parte da gordura liberada pelas carnes. Você pode também, ao invés de cozinhar as laranjas junto com a feijoada, cortá-las e servi-las como acompanhamento.

feijoada1 Como Fazer Feijoada   Receita Mineira

9) Caso forme uma fina camada de gordura por sobre a feijoada, pegue uma escumadeira e retire a gordura.

É claro que uma boa feijoada precisa de acompanhamentos: você pode preparar um bom arroz branco e soltinho, torresminho frito, couve refogada, uma farofa e mesmo uma boa e refrescante caipirinha.

feijoada caipirinha 600x250 Como Fazer Feijoada   Receita Mineira

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar !

22 replies to this post