Como fazer ferimentos e machucados falsos


4720282530_92ddf61d5b_b

A maquiagem muda completamente uma pessoa. Uma mulher maquiada muda sua aparência em mais de 70%. Imaginem então, a importância que tem a maquiagem cênica, que deve chamar atenção, surpreender, emocionar, assustar, e ajudar o ator em suas expressões, intensificando os sentimentos. A maquiagem não só embeleza uma pessoa, mas pode ter como objetivo deixá-la feia também. Por isso, um maquiador de efeitos especiais, é um artista de extrema importância nas produções teatrais e cinematográficas.4720280820 e4debb1544 b 600x250 Como fazer ferimentos e machucados falsosAqui falaremos da maquiagem de terror, que pode ser usada tanto em dramatizações, quanto em festas e ocasiões especiais, surpreendendo e simulando ferimentos reais. Como fazer um olho fica roxo? Uma ferida sangrar? Um rosto sofrer uma grave queimadura e se deformar? Tudo isso é efeito da maquiagem.4720282268 364bac918c 500x250 Como fazer ferimentos e machucados falsosA maioria dos produtos que são usados em sets de filmagem e teatro – para  fazer aquelas feridas horrorosas e nojentas – são importados: silicone, látex, poliuretano, tintas e resinas. Mas, você sabia que pode reproduzir essas feridas e machucados com produtos que você tem em sua casa? Não é difícil, e não é necessário ser um ator pra usar uma maquiagem do tipo. Basta querer assustar alguém, ou fazer um look criativo e original para a festa de Halloween, ou ainda enganar o chefe, se quiser faltar ao trabalho.3659883361 35d938df50 b Como fazer ferimentos e machucados falsosQuer tentar?

  • Cola branca,
  • Adstringente,
  • Algodão,
  • Plástico Filme,
  • Esmalte incolor e em tons vermelhos, principalmente vermelho sangue (escuro),
  • Pancake nas cores vermelha, preta, branca e cor da pele (branco, vermelho e preto você encontra em casas de fantasia ou teatro),
  • Base liquida cor da pele (de maquiagem comum).

1. Limpe muito bem a pele, lavando o rosto e passando o adstringente a seguir, retirando toda oleosidade. Seque bem.

2. Passe dois riscos paralelos verticais de cola branca na lateral da testa e abaixo, na bochecha, do mesmo lado – como se fosse um corte que atingiu o rosto de ponta a ponta –  pode fazer esse efeito no braço, na perna, ou onde desejar.

3. Cole algodão nesses riscos de cola que você passou no rosto, no mesmo sentido (vertical).

4. Espere secar e retire o excesso de algodão, deixando apenas o que colou.

5. Passe pancake preto no olho e embaixo do olho, e puxe para as laterais.

6. Passe pancake vermelho ao redor dos algodões colados, que vão simular o ferimento.

7. Com a esponja de uns toques de pancake preto ao redor do algodão, por cima do pancake vermelho (mas bem pouco). Suba um pouco do preto na lateral do nariz

8. Passe esmalte vermelho-sangue em todo algodão, deixe um pouco sem pintar +/- 1 mm nas laterais externas pois fará a pele esfolada.

9. Você lembra que fez duas tiras de algodão verticais e paralelas? Pois bem, no meio dessas duas tiras passe um pouco de cola, e cole ali uma tira fina de plástico filme. Faça isso no ferimento da testa e no ferimento da bochecha.

10. Pinte com esmalte vermelho claro por cima dessa tira de plástico filme, depois de seca. Contorne esse espaço vermelho claro com o esmalte vermelho-sangue.

12. Passe novamente cola branca em toda lateral do “ferimento” feito de algodão, e, por cima, dessa cola, cole mais uma tira de algodão e retire o excesso, como foi feito no passo 4.

13. Pinte com esmalte incolor. Espere secar.

14. Passe a base em todo esse algodão branco, simulando uma pele esfolada.

15. Finalize com pancake cor da pele por cima dessa base, esfumaçando.

16. Ao redor desse pancake cor da pele passe mais pancake preto e roxo, sempre esfumaçando, sem exagerar.

17. Faça efeito de palidez em todo rosto, com pancake preto e cor da pele misturados.

Observações: 

Este ferimento foi um exemplo de como fazer uma maquiagem do tipo usando materiais que temos em casa, ou fáceis de encontrar. Mas você pode usar produtos próprios, como sangue em gel e látex especial, que são vendidos em lojas de teatro ou fantasia.

Jamais use essa maquiagem em crianças, pois o esmalte e a cola branca podem provocar alergia.

Muito cuidado para a cola branca não atingir o olho.

No lugar do esmalte você pode usar corante comestível.

Mãos a obra! Se seguir os passos com capricho, você vai aterrorizar muita gente.

Bom trabalho e bom divertimento!

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar !

8 replies to this post