Como fazer fichamento de um Texto ou Livro


como_estudar

como estudar 280x175 Como fazer fichamento de um Texto ou Livro

Dentro da realidade acadêmica o registro adequado dos conhecimentos obtidos está invariavelmente ligado a qualidade e relevância destes conhecimentos. Isso explica o esforço aplicado na organização e sistematização das informações, conforme são coletadas, processo comumente chamado de documentação. Uma das maneiras mais simples e eficientes de documentar uma tarefa é através do seu fichamento.

Fichamento é o registro dos estudos de um texto ou livro, tem por objetivo facilitar a execução de trabalhos acadêmicos e a assimilação dos trabalhos estudados. Pode ser dividido em três tipos: bibliográfico, conteúdo e citações. Comofas te ensina como fazer cada um deles.

Instruções: 

Primeiramente, é importante ressaltar que o fichamento deve ser precedido por leitura reflexiva e prudente do documento a ser fichado. Deve primar por correção de linguagem, objetividade e atenção à cronologia do material utilizado. Num primeiro as informações devem ser agrupadas na medida em que foram publicadas, e depois, seguindo uma seqüência lógica em função do interesse do fichador. O cabeçalho da ficha deve identificar o conteúdo da mesma e, logo abaixo, as referências de onde as informações foram extraídas.

Veja um modelo de fichamento de texto:

za Como fazer fichamento de um Texto ou Livro

Independente do tipo, o fichamento obedece à seguinte estrutura:

Cabeçalho

Assunto

Referencia: autoria, titulo, local de publicação, editora e ano de publicação

Corpo do texto

Fichamento bibliográfico

É a descrição, com comentários dos tópicos abordados em uma obra ou em parte dela.

Fichamento bibliográfico 285x175 Como fazer fichamento de um Texto ou Livro

Fichamento de conteúdo

É uma síntese das principais idéias de uma obra. Contem a interpretação pessoal do que foi dito.

fichamento de conteudo Como fazer fichamento de um Texto ou Livro

Fichamento de citações

Composto por citações fiéis do texto fichado.

fichamento de citaçoes Como fazer fichamento de um Texto ou Livro

Dicas e Truques:

 

 

  • Se você não está seguro para criar seu próprio fichamento, uma boa dica é buscar exemplos de fichamentos de texto, pois eles podem te guiar até que você pegue prática.
  • Se você não quiser fazer seu próprio fichamento, pode procurar na internet um exemplo de fichamento de texto pronto. Muitos sites costumam oferecer, e em alguns casos pode ser uma boa maneira de achar referências sobre o texto ou livro que você busca. Só não vale entregar um destes para seu professor!
  • Quando for fazer seu fichamento de texto acadêmico, não se esqueça de seguir as regras da ABNT! É importante verificar fontes, margens e todas as regras da associação brasileira de normas técnicas.
  • Muitos fichamentos de livros já estão disponíveis na web. pode ser uma ótima alternativa para conseguir ler o conhecimento de maneira mais condensada. É uma boa pedida para quem tem pouco tempo.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar !

28 replies to this post
  1. Meu professor da universidade nos deu um texto e quer que fassamos um fichamento deste texto, mas tenho medo de me ferrar ne materia dele por causa disso, então me mandem por favor um fichamento de texto com urgencia, por favor!

  2. Olá, boa tarde!
    Preciso fazer o fichamento de um texto de Marisa Lajolo e Regina Zilbermn, “De braços dados com a modernização”.
    Vocês podem me ajudar? É urgente!

    De já agradeço a sua atenção.