Como Fazer Filé ao Molho Madeira – Receita


molho-madeira

Uma das carnes mais apreciadas (se não a mais quando não se trata de churrasco) é o Filé Mignon. Suculento e extremamente macio, não há quem não goste de um filé bovino bem preparado (a não ser que você seja vegetariano, é claro!). Se esse filé vier acompanhado de um molho então, não é preciso muito mais coisa para que um simples jantar torne-se o mais requintado dos banquetes.

molho madeira Como Fazer Filé ao Molho Madeira   Receita

Um dos molhos mais apreciados (e, consequentemente, mais utilizados por Buffets em jantares de grandes festas) é o molho madeira. Ele recebe este nome por conta da sua cor que lembra o lenho além de que em uma de suas variações é utilizado o vinho amadeirado.

Mignon Molho Madeira2 Como Fazer Filé ao Molho Madeira   Receita

Se você quer aprender a fazê-lo, o Comofas te dá não uma mas duas receitas!

Receita 1 (Tendo a carne como a base do molho e sem vinho)

1) Você precisará de: 500 gramas de filé mignon; 1 colher de sopa de margarina; uma cebola ralada; 3 colheres (sopa) de farinha de trigo; água; molho inglês; mostarda; caldo de frango em pó; 150 gramas de champignon (opcional)

2) Tempere o filé com sal, alho e com mais algum tempeiro do seu gosto.

3) Em uma panela, coloque um pouco de óleo, espere esquentar e frite a carne até ela dourar.

4) Retire a carne da panela e acrescente (na panela \’suja\’ de carne) a margarina com a cebola até dourar. Acrescente a farinha de trigo para dourar também.

5) Coloque um pouco de água para dissolver. Acrescente o molho inglês, a mostarda, o caldo de frango e o champignon. Deixe ferver por, no máximo, dois minutos.

6) Coloque o molho sobre a carne e sirva.

File mignon ao molho de madeira Como Fazer Filé ao Molho Madeira   Receita

Receita 2 (Sem carne, porém, com o acréscimo do vinho)

1) Você vai precisar de: 100 ml de água filtrada; 100 ml de molho de soja (mais conhecido por molho shoyu); 100 ml de vinho tinto da sua preferência; 100 gramas de champignon (opcional);  3 colheres de sopa de amido de milho.

2) Misture todos os ingredientes, menos o champignon, em uma panela.

3) Leve ao fogo baixo e mexa atér ferver e engrossar (aproximadamente 5 minutos).

4) Se quiser, acrescente o champignon em seguida.

5) Coloque sobre a carne e sirva.

file ao molho madeira Como Fazer Filé ao Molho Madeira   Receita

Para montar um prato mais bonito e requintado, você pode preparar um bom arroz branco, vegetais cozidos (como cenoura e brócolis) e acrescentar batata palha. Você ainda pode substituir o arroz por purê de batatas e regá-lo com o mesmo molho da carne. Não preciso nem dizer que uma bebida que acompanha muito bem esta receita é um bom vinho tinto, certo? Bom apetite!

Filet ao Molho Madeira com Arroz de Bananarec Como Fazer Filé ao Molho Madeira   Receita

 

 


16 replies to this post