Como fazer filtro dos sonhos


8234481233_31f3c99df0

O filtro dos sonhos foi criado com a função de neutralizar as energias negativas que circulam próximas a nós enquanto dormimos. Ele foi inventado por indígenas americanos, Chippewa, que se inspiraram nas teias de aranha. O aro representa o mundo em que vivemos, o centro da teia o espírito Criador. Existe uma lenda indígena sobre o filtro dos sonhos, onde uma velhinha aprendeu a fazê-lo com uma aranha mágica.

O local mais indicado para você pendurar o filtro dos sonhos é acima de sua cabeceira. Algumas pessoas gostam de pendurá-lo nas portas e entradas. Ele não impede que tenhamos pesadelos, que muitas vezes fazem parte de nosso aprendizado interno, mas afasta as energias intrusas que circulam no ambiente. 

Há diversos desenhos de mandalas que podem inspirar-lhe na construção de seu filtro. Lembre-se que cada desenho possui um significado específico, emanando energias distintas. Você pode fazê-lo simétrico ou um pouco assimétrico.

3804915449 1004e25dd9 Como fazer filtro dos sonhosdabinsi/Flickr

Como fazer um filtro dos sonhos

  1. Tenha um arco de bastidor do tamanho de sua escolha ou faça um círculo com um galho rústico flexível, como o de louro, amarrando bem as pontas com linha ou com fio de nylon.
  2. Separe cola branca, tesoura, linha encerada ou de sua preferência, pode ser fina ou grossa, nas cores de sua escolha.
  3. Pegue o novelo, amarre a ponta em no aro, deixando um pedaço da linha sobrando até o centro dele. Não corte nada, esse pedaço é para pendurar o filtro dos sonhos ao final. Prenda-o com um prendedor para que não saia do lugar.
  4. Enrole a linha por todo o aro.
  5. Ao finalizar, meça a linha de modo que fique na mesma medida do fio que você deixou sobrando ao começo e corte. Dê dois nós para que ele fique firme.
  6. Para fazer a “teia” ou mandala, escolha uma linha de outra cor. Comece passando o fio por dentro do nó que você deu anteriormente.
  7. Com o polegar e o indicador você segura o nó e com o dedo médio passa a segurar um pedaço da linha, trançando-a por dentro, de modo que fique enlaçada, deixando uma pequena “folga”. Repita este processo percorrendo toda a circunferência do arco.
  8. Trançando a linha, você irá formar pequenos nós, que darão início à sua teia e assim, sucessivamente, irá percorrendo o aro no sentido horário. Você irá repetir esse procedimento o tempo todo, alternado a localização dos nós, para que fique bem bonito!
  9. Finalize o trabalho com um pequeno nó ao centro da mandala.
  10. Acrescente acessórios de sua preferência, como penas, contas, sementes, use sua imaginação!

8235534914 46eccf8dd6 Como fazer filtro dos sonhos/foradoeixo/Flickr

Pronto! Você pode consagrar e também limpar de vez em quando o seu filtro, utilizando um cálice com água, uma vela, sálvia e um pote de barro. Primeiramente, acenda a vela e passe o filtro dos sonhos por cima, sem aproximar muito! Coloque a sálvia sobre o pote de barro, ateie fogo e passe o filtro acima da fumaça, ou seja, realizando a famosa defumação. Pingue algumas gotinhas de água encima dele, repetindo mentalmente que o consagre em nome de todos os elementos da natureza.

Pronto! Sua casa estará enfeitada e mais protegida!

Bons sonhos…

(imagem destaque: foradoeixo/Flickr)

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar !