Como fazer flor com Chantilly


p1

A arte da confeitaria é uma beleza, além de ser cheia de sabor. Quem nunca passou por uma loja de bolos artísticos e ficou de boca aberta com cada espetáculo de arte e ideias criativas?

3 F550x45013 Como fazer flor com Chantilly

Via Flickr

Você é uma daquelas pessoas que não acredita na possibilidade de fazer um bolo decorado tão bonito quanto os profissionais da área? Então pode deixar essa ideia de lado, pois com a internet você descobre todos os segredos para fazer tudo de mais interessante na arte da cozinha.

Hoje você vai aprender como fazer flor com chantilly, aqueles acessórios lindos e comestíveis que oferecem muito charme e beleza aos seus bolos. Confira!

6 F550x4505 Como fazer flor com Chantilly

Via Flickr

Como fazer o chantilly

Ingredientes:

  • 1 litro de creme de leite fresco;
  • ¼ xícara (chá) de água;
  • 6 colheres (sopa) de açúcar;
  • 12 gramas de gelatina incolor e sem sabor.

Modo de Preparar:

  1. Hidrate a quantidade solicitada de gelatina na água conforme instruções da embalagem e dissolva em banho-maria;
  2. Coloque o creme de leite em uma tigela de batedeira, acrescente o açúcar e bata em velocidade alta;
  3. Quando a mistura estiver quase atingindo o ponto com picos firmes, sem desligar a batedeira, acrescente aos poucos a gelatina hidratada e continue batendo até que os picos fiquem completamente firmes;
  4. Para conferir se o ponto do chantilly está certo, basta levantar as pás da batedeira e quando o chantilly ficar firme sem cair, você já pode parar de bater.
7 F550x4503 Como fazer flor com Chantilly

Via Flickr

Como fazer flor com chantilly

Ingredientes:

  • Chantilly que você preparou;
  • Corante vermelho ou rosa.

Utensílios:

  • Armador de rosas (vendido em lojas de confeitaria, é como se fosse um preguinho que serve de suporte para a flor);
  • Saco de confeitar.

Modo de Preparar:

  1. Com o auxílio de um pincel fino, coloque um risquinho de corante no saco de confeitar em seu sentido vertical para que fique na parte mais fina do bico. Esse segredinho vai deixar as bordas das suas flores coloridas;
  2. Coloque o chantilly no saco de confeitar, segure-o em uma das mãos e, com a outra, segure o armador de rosas girando-o no sentindo horário. Você deve ir girando o suporte ao longo do tempo de aplicação do chantilly;
  3. Faça movimentos em forma de pétalas e alterne rapidamente as pétalas uma sobre a outra para que as suas flores comecem a ganhar forma;
  4. Depois de formar a flor, com o auxílio de uma tesoura culinária ou de uma espátula, retire rapidamente a flor do suporte e coloque-a em cima do seu bolo.

Dicas:

  • Se você não tiver o suporte armador de rosas, pode improvisar com um palito de sorvete;
  • Experimente utilizar corantes de diversas cores, assim você pode fazer um bolo com flores amarelas, rosas, vermelhas e todas as outras cores que a sua imaginação permitir.

Gostou da receita, mas ainda acha que não consegue fazer? Pare com essa ideia e vá já testar a sua flor de chantilly! Você vai descobrir que pode produzir os bolos mais lindos sem nem precisar sair da sua casa. E o melhor: guarde e compartilhe essa receita para onde você for. Um bom chantilly é o segredo dos grandes chefs da culinária para preparar sobremesas maravilhosas.

Boa sorte!

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar !