Como fazer flores de tecido em fuxico


1891483_e8ddd0eb

A arte de fazer fuxico é um costume que nasceu nas regiões norte e nordeste do país, mas que aos poucos conquistou todo o Brasil. Atualmente os fuxicos são usados nos mais diferentes trabalhos como cobertas, almofadas, abajures, roupas, entre outras, sendo que a moda e a decoração são os dois setores que mais usam essa arte em suas criações. O fuxico é o responsável por fazer com que as peças ganhem uma pitada rústica e ao mesmo tempo artesanal. Fazer uma flor de tecido em fuxico, é mais simples do que muitos pensam, sendo necessários apenas alguns materiais simples, a peça pode ser usada em diversos objetos para alegrar ainda mais o ambiente.

Flor de tecido em fuxico1891483 e8ddd0eb1 600x250 Como fazer flores de tecido em fuxicoPara fazer flores de tecido em fuxico é necessário apenas alguns materiais simples que provavelmente já devem estar disponíveis em casa, mas caso não tenha algum deles, é muito fácil comprar em armarinhos ou casas especializadas em costura.

Materiais

  • Tecidos variados
  • Agulha
  • Linha
  • Tesoura
  • Passo a Passo

1.         Corte os pedaços de tecidos em círculos de mais ou menos 10 cm de diâmetro, é importante que todos tenham o mesmo tamanho para que o trabalho fique mais bem feito.

2.         Coloque a linha na agulha, a agulha não precisa ser muito grossa e a linha a ser usada é a simples de costura, use cores que combinem com o tecido, o ideal é que elas tenham tonalidades parecidas.

3.         Dobre o círculo ao meio, em seguida sobre novamente ao meio, ele irá formar uma espécie de triângulo, costure a parte aberta, faça como se estivesse alinhavando, ou seja, os pontos precisam ficar folgados, em seguida puxe a linha para franzir o tecido.

4.         Use a mesma linha e vá fazendo as outras pétalas coloque uma do lado da outra e faça o mesmo processo usado anteriormente, quanto mais franzida as pétalas estiverem, mas bonita ficará a flor.

5.         Faça mais ou menos cinco pétalas, podendo se mais se preferir, em seguida prenda as extremidades com força para que ela não solte.

6.         Separe outro circulo, dobre as pontas para dentro e vá costurando, lembrando que essa dobradura deve ser bem fina, mais ou menos 0,05 cm, em seguida puxe a linha para franzir o tecido, esse é o fuxico tradicional, essa parte será o miolo da flor, costure no centro da flor.

7.         Enfeite com botões pequenos, essas flores ficam ótimas para personalizar roupas em geral.

Dicas4325063100 4afcbaa482 500x250 Como fazer flores de tecido em fuxico1.         Existem vários modelos de flores de fuxico, sendo que cada uma pode ser usada em objetos diferentes, você pode fazer vários fuxicos tradicionais e prender em almofadas formando o desenho de uma flor para animar o ambiente.

2.         Escolha tecidos alegres para fazer as suas flores de fuxico, os estampados ficam ótimos, sendo que são necessários apenas retalhos.

3.         Caso não tenha pedaços de tecidos em casa, existem algumas locas que vendem apenas retalhos de tecidos, sendo que esses geralmente estão em promoção, ou seja, com preços bem vantajosos.

4.         Combine as cores da sua flor de fuxico de acordo com a decoração ou com a roupa na qual ela será aplicada.

5.          Use o feltro para deixar as pétalas ainda mais resistentes e estruturadas, esse material é facilmente encontrado em lojas que vendem produtos de costura. Geralmente o feltro é usado em tecidos mais finos como o seda ou outro equivalente.

Fazer alguma atividade artesanal tem sido considerado por muitos especialistas como uma forma de terapia, procure um lugar tranquilo em casa e comece a fazer as suas flores de fuxico, depois mostre para a gente os seus trabalhos!

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar !

3 replies to this post