Como Fazer Flores de Tecido Passo a Passo


flor_tecido_costurada_pronta

Dentro do artesanato em geral, um dos temas mais recorrentes é o das flores: sejam elas feitas de biscuit, bordadas, flores de eva ou de tecido: o floral nunca sai de moda. Focando em especial as flores de tecido, elas podem vir presas aos cabelos, decorar ambientes, adereçar roupas ou mesmo enfeitar embalagens de presentes mais sofisticados.

flor tecido costurada pronta1 Como Fazer Flores de Tecido Passo a Passo

Versáteis, as flores de tecido podem vir em várias formas, feitas a partir de inúmeros moldes, basta escolher aquele que mais lhe agrada: existem as flores de fuxico, de retalhos, de estopa… enfim, de tecidos diversos e de variadas estampas que dão um toque único a cada flor.

Se você quer aprender a fazer lindas flores de tecido, o Comofas te ensina!

1)      Escolha um tecido. Pode ser algum retalho que você tenha em casa, a sobra de algum tecido que você utilizou para outro fim qualquer. É claro que você também pode comprar o tecido, mas não é preciso muito. Tenha também linha, agulha, tesoura e botões variados (para fazer os miolos das flores).

materiais Como Fazer Flores de Tecido Passo a Passo

2)      Quanto mais variados os tecidos, mais bonita ficará a sua flor. Procure variar tanto na textura quanto na estampa. Escolha um molde de flores interessante.

retalhos Como Fazer Flores de Tecido Passo a Passo

3)      Você pode escolher o modelo da pétala a partir do corte que você der e lembre-se: quanto mais você dobrar o tecido, mais pétalas a sua flor terá.

4)      Para fazer a flor abaixo, siga os seguintes passos:

flor Como Fazer Flores de Tecido Passo a Passo

5)      Corte 5 tecidos diferentes de acordo com o molde abaixo (os tecidos estão dobrados ao meio):

011 Como Fazer Flores de Tecido Passo a Passo

6)      Você terá 4 pétalas em cada peça e a 5ª servirá para dar estabilidade.

02 Como Fazer Flores de Tecido Passo a Passo

7)      Franza o centro de cada pétala e coloque-as umas sobre as outras, alternando a ordem para que não haja espaços, formando uma flor bem cheia.

03 Como Fazer Flores de Tecido Passo a Passo

8 )      Coloque um botão no centro formando o miolo da sua flor. Para mantê-las todas unidas, dê um ponto com uma linha.

04 Como Fazer Flores de Tecido Passo a Passo

9)      Se quiser fazer outro modelo de flor, siga os seguintes passos:

10)   Faça uma flor de 5 pétalas de pontas arredondadas como molde (veja a imagem abaixo).

modelo Como Fazer Flores de Tecido Passo a Passo

11)   Recorte quantas flores você quiser de cada estampa (utilizando duas ou três estampas no máximo), lembrando-se que quanto mais flores você recortar, mais cheia e mais bonita ficará a sua flor de tecido ao final (na imagem, temos 4 flores de estampa floral e 4 flores de estampa xadrez).

flores Como Fazer Flores de Tecido Passo a Passo

12)   Dobre todas as flores ao meio duas vezes, formando as pétalas da sua flor.

dobra1 Como Fazer Flores de Tecido Passo a Passo

dobra 1dobra 2

dobra3 Como Fazer Flores de Tecido Passo a Passo

 

13)   Com linha e agulha, dê um ponto na primeira pétala e, em seguida, vá unindo todas as outras pétalas alternando as cores. Puxe a linha como se estivesse fazendo um fuxico.

costura Como Fazer Flores de Tecido Passo a Passocostura2 Como Fazer Flores de Tecido Passo a Passocostura3 Como Fazer Flores de Tecido Passo a Passo

14)   Por baixo da flor, dê vários pontos para uni-la.

atras Como Fazer Flores de Tecido Passo a Passo

15)   Abra as pétalas e utilize-a onde desejar! Se quiser, você também poderá utilizar um botão como miolo da sua flor.

botao Como Fazer Flores de Tecido Passo a PassoPronto! Agora é só colocar a sua flor onde quiser e sair desfilando por aí toda florida!

Item 189938 500 Como Fazer Flores de Tecido Passo a PassoP.S.: Você ainda pode encontrar inúmeros outros tutoriais em revistas de artesanato ou mesmo na internet, com vídeos explicativos. Basta soltar a sua imaginação e não ter medo de testar!

39 replies to this post