Como fazer folha de rosto


folhaderosto_dest

A folha de rosto é um item da parte pré-textual de um trabalho acadêmico ou científico, como um balanço, monografia, tese, dissertação. Refere-se a uma página onde devem constar itens que são fundamentais para apresentação da obra, é como se fosse uma fonte fornecendo os dados necessários para a identificação do trabalho. Os dados presentes devem conter: o nome da instituição, o nome do autor, o título do trabalho, a disciplina, o orientador, local e data. A maioria desses itens aparece em negrito, centralizado e em caixa alta. Ela tem que vir, obrigatoriamente, depois da capa e antes de começar a apresentação, introdução e dos outros elementos do trabalho.

folhaderosto Como fazer folha de rosto

Capa e folha de rosto

A folha de rosto também é utilizada em livros. Nesse caso, os dados apresentados são referentes à obra. Deverá constar o nome do autor, título, subtítulo, local de publicação, editora, data de publicação, edição, além de outros elementos.

As regras para elaboração da folha de rosto seguem o formato da capa, com a inclusão da natureza, do objetivo e do orientador do trabalho. A ordem das informações: Nome do autor: responsável pelo trabalho; Título principal do trabalho: deve ser claro e objetivo, para identificar o conteúdo que será apresentado, criando uma relação com o assunto abordado; Subtítulo: nem todos os trabalhos têm um, se houver, ele deverá confirmar ou complementar o título principal, antecedido de dois pontos [:]; Número de volumes: se houver mais de um, deve constar em cada folha de rosto especificando o respectivo volume; Natureza: deve dizer o tipo de trabalho será apresentado (monografia, tese, dissertação e outros), e o objetivo pelo qual foi feito, se for para aprovação em disciplina, grau pretendido e outros; nome da instituição a que é submetido; área de concentração; Nome do orientador e, se houver, do co-orientador; Local: a cidade da instituição onde deve ser apresentado; Ano de entrega: ano da entrega do trabalho.

A formatação da página deve ser feita segundo as normas da ABNT, o texto deve ser impresso em papel branco, no formato A4(21,0cm x 29,7 cm), a margem superior esquerda é de 3,0 cm e direita e inferior de 2,0 cm. Os parágrafos são de 2,0 cm a partir da esquerda. A formatação do texto: o texto deverá ser justificado, com espaçamento entre linhas de 1,5 e com recuo na primeira linha de 1,25.

folhaderosto2 Como fazer folha de rosto

O espaço deve ser duplo em todo o corpo do texto, para os títulos e subtítulos podemos escolher essas opções: dois espaços duplos antes de cada novo título ou subtítulo; ou espaço duplo no corpo do texto, marcando na opção espaçamento antese depois: 18 pt.

Para fonte recomenda-se o uso do tipo Times New Roman ou Arial. Quanto ao tamanho, normalmente, o recomendado é: para título- fonte tamanho 14, em caixa alta; subtítulo fonte tamanho 12; texto também tamanho 12 e as notas de rodapé texto tamanho 10. Os títulos devem ser escritos em letras maiúsculas e em negrito.

Para capa:

Nome da Instituição - centralizado, caixa alta, com fonte proporcional ao tamanho do nome;

Título - centralizado, caixa alta, com fonte proporcional ao tamanho do título;

Subtítulo - se houver, em caixa baixa;

Autor - centralizado, caixa alta, com fonte proporcional ao tamanho do nome e tamanho do título;

Local\\cidade – centralizado, caixa alta;

Ano da entrega - centralizado – sob o local.

Fazer um trabalho acadêmico não é tão difícil como pensam, basta conhecer as regrinhas básicas para a elaboração e caprichar no texto e na pesquisa.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar !

5 replies to this post