Como fazer uma fonte automotiva


800px-DC-AC_inverter_of_the_Royer_circuit

Um circuito elétrico alimentado por baterias em uma fonte automotiva requer duas conexões para a bateria – uma conexão positiva e uma conexão negativa. Cada cabo de bateria requer uma ligação do terminal de bateria para proporcionar uma interface entre a bateria e os cabos da bateria. Um conector do terminal da bateria deve ser um bom condutor elétrico, caso contrário, o cabo da bateria irá transferir pouca energia elétrica por causa das perdas resistivas.

Tente primeiramente utilizar um dispositivo eletrônico portátil em seu carro (que normalmente requer o uso de um adaptador projetado). A compra de um adaptador de carro para o seu dispositivo pode custar-lhe muito, especialmente quando se tenta comprar um adaptador para mais de um dispositivo. Além disso, alguns dispositivos podem até não ter um adaptador de carro. Você pode evitar esses problemas através da instalação de uma fonte automotiva (inversor AC) no seu carro.

800px Double valve automotive thermostat1 Como fazer uma fonte automotivaDougsim/Wikimedia Commons

Instruções de como fazer fonte automotiva

  1. Compre um inversor AC adequado às suas necessidades. Certifique-se de que a produção de energia do adaptador não deve ultrapassar o requisito mínimo de energia do seu dispositivo. Você também pode comprar um conversor com vários pontos de distribuição.
  2. Conecte o adaptador de segurança na tomada elétrica de 12 volts do seu carro. O adaptador não deve mover-se muito pouco, quando devidamente inserido. Esses adaptadores normalmente têm uma luz LED que se ilumina quando instalado. Se o seu aparelho tem uma luz LED e não liga quando instalado, reinstale o dispositivo até que ele faça isso.
  3. Conecte seu aparelho à tomada AC do seu inversor, como se você estivesse colocando-o em uma tomada de parede e usando o dispositivo como pretendido. O dispositivo agora deve funcionar como se ele estivesse conectado a uma tomada de parede, fazendo a sua fonte automotiva funcionar corretamente.

Dicas

800px AD59230 electrical circuit Como fazer uma fonte automotivaDmitry G/Wikimedia Commons

  • Transforme o seu carro para evitar uma bateria descarregada, se você planeja usar o seu dispositivo por mais de duas horas, ou se é um dispositivo de alta potência. Além disso, remova o adaptador AC da tomada quando não estiver em uso para evitar o descarregamento da bateria.
  • Um inversor AC é criado para gerar a mesma quantidade de eletricidade como uma tomada de parede. Evite chocar-se com a tomada, evitando ferimentos graves.

Como os terminais da bateria trabalham

Terminais de bateria se conectam a qualquer das mensagens positivas ou negativas sobre uma bateria de chumbo-ácido. Estes terminais devem servir como interface entre o cabo da bateria e da própria fonte automotiva. Terminais de bateria são feitos de materiais que têm alta condutividade elétrica.

Alguns aplicativos do conector do terminal da bateria (como lanternas e rádios portáteis) podem exigir uma conexão competente e centenas de ciclos de desconexão. Portanto, alguns terminais são tipicamente fabricados a partir de condutores eléctricos, relativamente baratos, tais como o cobre e latão.

Para criar um conector no terminal da bateria a fim de complementar a sua fonte automotiva, comece com uma pequena pilha alcalina, utilize também pedaços pequenos e finos de cobre, latão ou alumínio. O conector da bateria deve ligar perfeitamente aos pólos da bateria. Use um conector do tipo de mola para o pólo negativo da bateria (flat). Use um conector plano para o pólo positivo da bateria. Siga este passo a passo prestando atenção aos detalhes especificados.

Boa Sorte!

(Imagem Destaque: Neotesla/Wikimedia Commons)

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar !