Como fazer fraldinha no espeto (churrasco)


4114155947_bca13e9334_z

A fraldinha é uma carne bovina considerada de segunda por ser tenra menos macia e bem fibrosa. Tirada da parede do estômago bovino, tem de longas fibras, nervos e uma capa de gordura.

Esse corte tem sido muito apreciado quando assada na brasa, principalmente se levar em conta alguns segredinhos que garantem maciez!

O segredinho inicial para que essa carne fique macia e suculenta assada é que seja cortada na transversal, nem no sentido das fibras, nem contrária. Comprar com açougueiro entendido no assunto faz toda a diferença!

Também chamada de aba de filé, nada mais é que aquela ponta só de carne na costela minga. Pode também ser encontrada maturada, ideal para quem gosta de praticidade, pois já vem devidamente cortada e limpa, pronta para ir para o espeto!

267271341 949fcc2c53 Como fazer fraldinha no espeto (churrasco)

Via Flickr

 

Coloque no espeto em pedaços inteiros, de compridos, dobrando-a e espetando novamente. Aperte bem, passe sal grosso.

Coloca na churrasqueira já quente por 5 minutos, a 15 cm da brasa. Vire e deixe mais 5 minutos, depois disso bata para retirar o excesso de sal grosso.

Volte a fraldinha à churrasqueira  ainda a cerca de 15cm a 20cm para selar a carne, ou seja, a carne criará uma capa, não pingará mais e manterá um saboroso suco em seu interior. Suco esse, que não poderá secar totalmente antes do consumo, pois seca tende a ficar dura, lembre-se, o ponto ideal é nem mal, nem bem passada!

Uma boa dica para saber quanto a fraldinha está pronta é a aparência dourada depois de uns 20 minutos de brasa. Se desejar tê-la mais passada, mantenha a pelo menos 40 cm longe da brasa para não endurecer.

Espetinhos de Fraldinha com legumes

Outra maneira de aproveitar o sabor desse corte é utilizá-la em espetinhos. Para isso pegue um pedaço cortado na transversal conforme já indicado e só depois corte em quadradinhos.

À parte corte quadradinhos mais ou menos no mesmo tamanho de cebola, pimentão, tomate, fatias de abobrinha e berinjela. Monte no espeto intercalando um pedaço de carne e um de cada legume, outro de carne e mais legumes.

Se a carne estiver fina, tanto ela como os legumes ficarão prontos no mesmo tempo, por isso é importante observar essa proporção no corte.

Se a fraldinha estiver magra, sem a capa de gordura, pincele azeite nos legumes já no espeto para que não queimem e assem com sabor. O sal nos legumes pode ser salpicado na hora de comer conforme gosto de cada um.

Uma boa forma de saborear esses legumes grelhados com fraldinha é molhar em um vinagrete.

45065115 40fdc25f83 Como fazer fraldinha no espeto (churrasco)

Via Flickr

 

No forno

Há quem prefira o churrasco de forno, para isso esprema 1 limão, dissolva uma colher de sopa rasa de sal fino de cozinha (nesse caso o sal grosso não é indicado) e deixe a fraldinha marinando por 15 minutos.
Escorra e coloque-a em forma untada com azeite, embrulhe-a com papel alumínio e leve em forno quente por 30 minutos.

Retire o papel alumínio e deixe dourar. Com o suco de terá formado nos primeiros 30 minutos, regue de vez quando, para o sabor ficar por igual.

Dica: Não troque limão por vinagre, pois esse segundo pode deixar a carne dura. E por falar em dura lembre-se da forma correta do corte, na transversal!

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar !

1 reply to this post