Como fazer frango a passarinho


Domingo de sol, reunião com os amigos e aquela cervejinha para completar o bate-papo. Um petisco daqui, outro ali. Sexta-feira à noite, fim de expediente e o cenário é parecido: amigos no bar, batata frita, chopp e algum salgadinho. Um deles e que é muito pedido é o frango a passarinho. Veja então como prepará-lo e fazer o próprio happy hour convidando os seus colegas.

frango1 Como fazer frango a passarinho

Via Flickr

Você vai precisar de:

  • 2 pedaços de frango cortados a passarinho;
  • 5 dentes de alho amassados;
  • 1 cebola cortada em cubinhos;
  • 1/2 copo de cheiro verde;
  • a mesma quantidade de suco de limão;
  • 1 colher de café de tempero baiano;
  • 1 copo de farinha de trigo;
  • 1 colher de sopa de orégano;
  • 1 colher de chá de fermento em pó.

Veja como prepará-lo:

  1. Em uma vasilha, coloque o frango, o alho socado, a cebola picada, o tempero baiano, cheiro verde e o limão espremido;
  2. Deixe o frango mergulhado nesta mistura por 10 minutos;
  3. Em uma outra vasilha, coloque a farinha de trigo, o orégano e o fermento. Misture-os bem;
  4. Agora junte as duas misturas e agite bem, pois assim a farinha de trigo e o restante dos ingredientes vão se misturar aos pedaços de frango;
  5. Para fritar o frango a passarinho, é preciso colocar óleo quente em uma panela alta, deixando que eles fiquem bem dourados. A média é de 15 a 20 minutos fritando tudo;
  6. Coloque o frango a passarinho em uma toalha de papel para escorrer;
  7. Em seguida, coloque-o numa travessa e ponha a salsinha por cima para enfeitar;

Onde encontrar o tempero baiano? Você pode comprá-lo em barracas de temperos de feiras livres ou nos sacolões, porque os vendedores moem os temperos no exato momento da compra.

Algumas dicas para diferenciar ainda mais o frango a passarinho:

No lugar do tempero baiano use tempero pronto para churrasco, aqueles que são vendidos em pacotes na parte de temperos dos mercados. Outra opção é não usar a farinha de trigo e colocar fubá para empanar.

Outras substituições podem ser feitas: no lugar da cebola, ponha um pouco de creme de cebola e tempero mineiro. Fica bem crocante também. Se preferir, ponha também um pouco de sal na mistura da farinha, fermento e orégano.

Muita gente tem vontade de comer frango a passarinho, mas sem ser frito, será que é possível? Sim, é perfeitamente possível, basta colocar um pouco mais de fermento e levar ao forno, mas a crocância não será a mesma do que se fosse frito, pois o frango solta um pouco de líquido.

Agora que já sabe como preparar o frango a passarinho, é hora de começar a colocar mãos à obra. Seja de dia ou de noite, ele sempre cai bem quando servido juntamente com bebida gelada (pode ser a clássica cerveja, suco ou refrigerante) e batata frita. Se for almoço, o arroz é um excelente acompanhamento.

frango21 Como fazer frango a passarinho

Via Flickr

Se quiser que a batata frita fique ainda mais gostosa, coloque pedacinhos de bacon por cima dela, assim como queijo mussarela ou cheddar. Boa sorte!