Como fazer gelatina


gelatina_dest

A gelatina é muitas vezes incompreendida, mas este doce apresenta vários aspectos interessantes. Esta sobremesa que remete ao mundo infanto-juvenil com suas cores vibrantes, textura divertida, aparência translúcida e muitos sabores, também se torna única ao descobrirmos que, além disso, a gelatina é de baixo teor calórico, tem preço acessível e é rica em colágeno (substância que ajuda na firmeza da pele), auxiliando assim na manutenção de um corpo belo, durinho e sem flacidez. Após saber de tudo isso, nada mais justo do que descobrir passo a passo como se deliciar com as doces vantagens trazidas pela gelatina. Não perca tempo e anote como fazer a boa e velha gelatina e suas variações mais sofisticadas, para você e toda a sua família.

gelatina4 Como fazer gelatina

Normalmente gelatinas são vendidas em caixinhas ou saquinhos. A escolha da marca fica a seu critério e do seu poder aquisitivo, você irá precisar de água, quente e fria, tigelas e a gelatina em si, que estará em pó.

Modo de preparo:

  1. Esquente a porção indicada na caixinha de água e deixe no fogo até levantar fervura;
  2. Despeje o pó do saquinho em um recipiente grande, que permita que você mexa a solução;
  3. Coloque a água quente sobre o pó e mexa imediatamente, para que não se formem concentrados de gelatina, deixe o líquido homogêneo, mexa até parecer suco bem diluído;
  4. Coloque a mesma quantidade que usou de água quente, de água fria e mexa um pouco mais;
  5. Separe o líquido em potinhos se preferir fazer já em porções individuais, ou deixe na tigela de preparo mesmo e vá pegando as porções depois;
  6. Deixe na geladeira de quatro a cinco horas.

gelatina2 Como fazer gelatina

Caso queira uma gelatina mais molinha ou menos doce, aumente a quantidade de água.

A gelatina pode servir de sobremesa nos dias de semana em que você não terá tempo de preparar algo mais elaborado, pode fazer parte do seu café da manhã diário, já que é a refeição mais importante do dia, ou pode ser feita para ocasiões especiais na versão que vem logo abaixo.

Como é um doce de preparo muito fácil, vários tipos de sobremesas utilizam gelatina, ou mesmo se constituem basicamente da mesma, a ideia que vem a seguir é perfeita para reuniões em família, festas de fim de ano de empresas, ou para quando bate aquela vontade de comer um doce mais apetitoso.

Gelatina Marmorizada

gelatina m Como fazer gelatina

Para quem gosta de doces mais elaborados, ou mesmo para aperfeiçoar o sabor já muito aceito da gelatina, é possível fazer uma “salada mista” de sabores. Encontrada em inúmeras casas do mundo todo, a Gelatina marmorizada é fácil de fazer, serve muitas pessoas e agrada o paladar de quem prova. Neste caso você irá utilizar quatro tigelas estilo assadeiras e uma lata de leite condensado e uma lata de creme de leite. Fique de olho nas dicas a seguir e arrase no mundo das gelatinas:

Modo de preparo:

  1. Faça a gelatina da forma explicada no passo a passo anterior, mas desta vez faça três ou quatro tigelas com cores diferentes de gelatina e use a quantidade correta de água ou até menos, o intuito é deixá-la bem durinha;
  2. Coloque em assadeiras, ou formas de vidro rasas, a espessura da sua gelatina não deve ser grande, queremos que fique fina;
  3. Após as quatro ou cinco horas na geladeira corte em cubinhos as gelatinas nas formas reservadas e despeje todas em uma grande tigela;
  4. Misture o leite condensado com o creme de leite (sem soro) em uma vasilha separada;
  5. Despeje a solução dos leites na tigela com todas as cores de gelatina;
  6. Misture gentilmente, para não quebrar e (ou) esmagar os cubinhos de gelatina, acomode a mistura de forma lisa e retorne à geladeira até a hora de servir.
  7. Sirva em potinhos.

Esta idéia de sobremesa é um pouco mais calórica, mas ainda segue enriquecida com as propriedades da gelatina, além de ser adorada por adultos e crianças.

Dica: Para a marmorizada aconselha-se a escolha de sabores de cores distintas para garantir o apelo visual do doce, sendo assim, opte, por exemplo, por: abacaxi, limão, uva e framboesa, assim você garante a beleza da sua sobremesa.

Uso como complemento de outros doces:

Você pode utilizar a gelatina ainda, para mousses, por exemplo, existem à venda gelatinas sem sabor, apenas para ajudar na consistência de seus doces, sendo assim no mousse você pode colocar o pó da gelatina quando estiver batendo os ingredientes no liquidificador, sem segredo algum e agregará uma textura firme ao seu doce.

O mesmo pode ser feito no preparo de Manjares, na mistura na panela você pode acrescentar o saquinho de gelatina sem sabor para garantir um manjar durinho depois de pronto.

Outra questão interessante e relevante com relação á gelatina é que existem suas versões light e diet, possibilitando que está seja uma grande auxiliadora em regimes, dietas e em cardápios para diabéticos, o sabor não é afetado e é quase impossível se notar a diferença.

Um doce simples e de fácil acesso, a gelatina pode ser uma grande aliada para quem não tem muito tempo para ficar na cozinha, ou para aqueles que ainda estão aperfeiçoando seus dotes culinários. Siga as dicas acima e se delicie com as inúmeras receitas que você poderá criar a partir do básico explicado aqui, não se sinta preso, o que você leu aqui é o que você precisa para começar a explorar toda a sua criatividade com relação aos doces que podem ser complementados ou criados com a surpreendente gelatina.

Boa sorte com suas sobremesas multicoloridas, fáceis e divertidas!

E não se esqueça de voltar aqui para contar como foi.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar !

2 replies to this post