Como fazer gesso


gesso

O Gesso é uma substância muito útil, usada em trabalhos de artesanato, acabamentos de prédios e casas e até na medicina. Essa substância geralmente é vendida em forma de pó, e quando misturado com a água se torna aquela substância endurecida que conhecemos por gesso. Algumas das utilidades desse nosso companheiro é revestir paredes, molduras, colunas, itens de artesanato e outras utilidades, sendo usado por ceramistas, fundidores, decoradores e até dentistas.

gesso4 Como fazer gesso

Como fazer gesso?

Confira passo a passo de como fazer gesso de forma bem simples. Primeiro, os ingredientes que você irá ocupar:

  • Água Potável – Deve ser muito limpa.
  • Bacia de Plástico – Por simples motivo de limpeza, indicamos uma bacia de plástico.
  • Batedor – Indicamos uma colher de pau, por ser mais fácil remover o gesso após o uso. Ou então uma espátula de silicone que com uma simples torção, o gesso já será removido.
  • Gesso em Pó – Indicamos o Gesso Stucco, que é bastante usado na construção civil e é de ótima qualidade. Melhor ainda se for recém fabricado. Você pode adquirir esse gesso em lojas de materiais de construção. Uma dica é verificar a embalagem, não compre o gesso se ele estiver empedrado ou com a embalagem úmida.
gesso5 Como fazer gesso

Agora para preparar o gesso, você deve seguir alguns passos muito simples.

  1. Na bacia, coloque um pouco de água potável e limpa. Deve estar na temperatura ambiente. Lembre-se de sempre colocar a água e depois o gesso.
  2. Agora vamos colocar o gesso nesta água. Pegue um pouco do gesso com a mão e jogue na água como se estivesse peneirando. Repita o processo até formar uma ilha com esse gesso.
  3. Deixe o gesso repousar na água por dois minutos. Ele irá absorver toda a água.
  4. Agora misture bem com a sua espátula até a mistura ficar homogênea e sem bolotas.
  5. Agora o gesso está pronto apra ser usado.
gesso3 Como fazer gesso

Dica: Espere alguns minutos antes de aplicar o gesso. E se ele endurecer antes jogue fora.

Como colorir o gesso?

Uma vantagem do gesso é que você pode pintá-lo da cor que desejar, basta fazer da seguinte forma:

  1. Coloque a água na bacia onde será feito o nosso gesso colorido.
  2. Pingue nessa água o pigmento em pó, da cor desejada até ficar totalmente diluido na água.
  3. Acrescente o gesso em pó normalmente conforme a receita anterior.

Caso você deseja pintar o gesso após pronto, poderá fazer isso lixando-o e pintando-o com praticamente todos os tipos de tintas. Poderá encontrar essas tintas em papelarias. Uma tinta bastante indicada é Tinta PVC.

gesso2 Como fazer gesso

Use e abuse desse gesso para ganhar dinheiro fazendo artesanatos como anjinhos e lembrancinhas para casamentos, chá de fralda e de panela, nascimento de bebês, aniversários ou então se você tiver um dom artístico mais especial, poderá fazer esculturas de gesso e vendê-las a um preço consideravelmente alto.

Caso você não tenha muita habilidade em esculturas, pode comprar moldes para esculturas em gesso em livrarias e papelarias, casas de embalagens, e quem sabe, até em lojas de materiais de construção.

Se você for habilidoso na criação de móveis, pode fazer acabamentos em gesso de pernas de mesas e cadeiras, pode fazer, também, acabamentos em paredes e usar toda a sua criatividade para decorar a sua casa.

O gesso também pode ser usado para decoração de festas de casamento, infantis e de aniversário. Imagine que bacana um pote de gesso lotado de brigadeiros, beijinhos e diversos doces fazendo a alegria dos convidados?

Pode fazer um pouco de bagunça na produção do gesso, mas nada que não possa ser limpo facilmente. Bom trabalho nessa produção e boa sorte no seu gesso.