Como fazer grafiato


amostra 5

Antigamente, a maioria das casas era pintada externamente com cal, e, na área interna, a única opção era a tinta óleo, que tinha vários inconvenientes: demorava muito para secar, tinha um cheiro muito forte e muito pouca durabilidade.

Foi assim durante muito tempo, até que, através de pesquisas, houve uma grande revolução na indústria das tintas: chegou ao mercado a tinta à base de água, conhecida como Tinta Látex. Fácil de aplicar, de secagem rápida, maior durabilidade e com pouco cheiro.

Mas faltava ainda uma solução para a parte externa da casa, pois, embora a Tinta Látex representasse um grande passo na evolução dos revestimentos de parede, ela tinha pouca durabilidade quando exposta ao tempo e à ação do sol.

Surgiu então o Grafiato, que é uma “massa” de acabamento impermeabilizante com aspecto de ranhuras. Repele a água e a poeira e a durabilidade é muito maior que as tintas comuns, pois é muito resistente a intempéries, umidade, mofo, além de ser altamente lavável.

Mas, sua aplicação, exige algumas técnicas que explicaremos a seguir;

Material Utilizado:

  • Grafiato branco,
  • Seladora acrílica branca,
  • Gel envelhecedor,
  • Desempenadeira de aço,
  • Espátula de aço,
  • Desempenadeira plástica para grafiato,
  • Desempenadeira mini para grafiato,
  • Rolo de lã master,
  • Bandeja grande.

Modo de Aplicar:

  1. Verificar primeiramente possíveis irregularidades na parede. Se houver, e forem até 3mm, regularize com massa acrílica; se forem maiores de 3 mm, passe argamassa e espere o tempo necessário de no mínimo 28 dias – este tempo é indicado também para paredes novas.
  2. Lixar a parede e retirar todo o pó.
  3. Aplique o selador com o rolo. Ele irá uniformizar a tonalidade da cor e facilitará a aplicação da massa.
  4. Espere secar por +/- 3 horas.
  5. Coloque, com a ajuda da espátula, a massa na desempenadeira de aço.
  6. Aplique a massa na parede, não ultrapassando dois metros quadrados por vez.
  7. Deixe a camada o mais uniforme e fina possível – sua espessura deve ser do tamanho do grão maior do grafiato.
  8. Com a desempenadeira de plástico grande, faça os efeitos da forma que desejar: horizontal, vertical, em círculos, diagonal ou vertical e horizontal formando quadriculados.
  9. Faça retoques com a desempenadeira pequena, ou use-a em cantos e espaços menores.
  10. Espere secar por no mínimo 24 horas.
  11. Aplique, com auxilio do rolo de lã uma demão de Gel Envelhecedor – da cor de sua preferência – diluído em água em até 20%. Aplique na largura de até 40 cm de faixa, cada vez.
  12. Retire o excesso de gel que está nos relevos, com um pano limpo, branco, de algodão e umedecido com água, deixando as fissuras com uma quantidade maior de gel.
  13. Está pronto!

Dicas finais:

1 – Se você não tem prática, ou nunca fez nenhum tipo de textura ou grafiato, comece com superfícies menores e paredes pequenas antes de encarar toda área externa de sua casa.

2 – Use equipamentos de segurança – roupas próprias e luvas.

3 – Limpe a desempenadeira plástica com espátula, várias vezes durante a aplicação. Este procedimento serve para retirar o excesso da massa que fica retido, melhorando o acabamento.

4 – Cada vez que aplicar a faixa de gel, ou mesmo textura, se afaste para poder observar melhor se o acabamento está uniforme.

5 – Seja rápido na aplicação do gel, pois ele poderá secar, e será bem difícil retirar o excesso.

Faça tudo com paciência e capricho e vai ver que conseguirá um belo resultado.

Bom Trabalho!