Como fazer humus de minhoca


Via Flickr

A vermicompostagem, que é mais conhecida como húmus de minhoca, é o processo de produção de adubo orgânico utilizando-se de minhocas, que irão se alimentar dos compostos colocados no local onde ficarão as minhocas (as vezes chamado de minhocário), e excretam o que será o húmus. A atividade da vermicompostagem é feita por muitas pessoas como hobby e até mesmo como método lucrativo, onde vendem o produto obtido nessa atividade como adubo orgânico. O produto já é vendido por fazendas que produzem esse húmus, algumas especializadas em sua produção, pode ser encontrada também em floriculturas entre outros locais.

477499086 dd7a369cd0 Como fazer humus de minhoca

Via Flickr

Veja algumas formas de fazer você mesmo o húmus de minhoca:

Primeiramente é preciso fazer um local apropriado para a vermicompostagem, que irá depender de seus interesses, pode ser feito em caixas pequenas (como em certos casos é feito para apresentação) ou em espaços dedicados. Lembre-se que esse local deverá ser protegido do sol. Lembre-se de que caso seja feito em caixas faça furos nas laterais e no fundo para circulação do ar e que água escorra. Tendo preparado o local para a produção do húmus de minhoca, proceda colocando primeiramente uma camada de terra, e depois uma camada de adubo orgânico proveniente de compostagem ou esterco de vaca, na ausência destes utilize restos de vegetais, frutas (não cítricas), jornal (é utilizado geralmente em pequenas minhoqueiras para apresentação), tudo isso sempre muito bem picado. Repita esse processo, uma camada de terra e uma camada de restos de alimento, sempre em mesma quantidade (por exemplo 3 cm de terra e 3 cm dos restos),até que o local fique coberto, então umedeça com água e coloque as minhocas. Deixe tudo em local coberto onde não bata luz do sol, isso além de ressecar a terra que deve ficar sempre úmida, mataria as minhocas, pois elas precisam de um local úmido e escuro.

Obs.: A melhor forma de fazer a vermicompostagem é adicionando material de compostagem (adubo orgânico) já realizado, pois as minhocas “processarão” ainda mais esse material ao se alimentar dele, produzindo no final um húmus mais rico para o solo. Você saberá se o produto está pronto assim que ao mexer no local, não se ter mais a presença das camadas diferentes da terra, ou seja, assim que parecer haver apenas terra.

8053615140 0d75699699 Como fazer humus de minhoca

Via Flickr

Dica: sempre que for inserir mais material na área da vermicompostagem, não exagere, coloque pouca coisa, duas vezes por semana se realmente for de interesse, ou apenas espere que tudo esteja pronto para começar a inserir novamente. Lembre-se de sempre usar luvas ao manusear o local do húmus, evite contato direto. Após terminado todo o processo, o produto pode ser adicionado ao solo onde estão plantadas suas árvores, flores ou a sua horta, pois o húmus de minhoca é rico em nutrientes necessários para as plantas. Além de ser uma atividade simples e que exige pouco tempo durante a semana e seu resultado final além de ser usado em casa, poderá até mesmo ser vendido!

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar !