Como fazer interurbano


38422354_d52eecdc1b_z

As ligações interurbanas deixaram de ser feitas apenas em casos de emergência e passaram a ser mais frequentes  principalmente com a diminuição das tarifas telefônicas. As ligações de longa distância começaram a ser feitas de acordo com o desenvolvimento natural que da indústria de telefonia. Hoje em dia é perfeitamente possível realizar esse tipo de ligação tanto de telefones fixos quanto de celulares.

48783692 9a3c16bda7 z Como fazer interurbano

Via Flickr

Não se sabe ao certo a data precisa em que a primeira ligação interurbana foi realizada, mas a sua história acompanhou os recursos que a telefonia oferece aos seus usuários. O Rio de Janeiro foi a primeira cidade a receber aparelhos telefônicos no Brasil. Em 1883 a cidade contava com cinco centrais telefônicos. Esse foi o primeiro passo para a popularização do serviço.

Fazer um interurbano é um pouco diferente da ligação direta, mas a operação é mais simples do que se parece.

Saiba como fazer interurbano

Para fazer uma ligação interurbana é preciso colocar alguns números na frente da sequência principal. O importante é escolher a operadora que irá completar a sua ligação.

5017883757 d182a632c4 z Como fazer interurbano

Via Flickr

Passo a Passo

  1. Tenha em mãos o número para o qual deseja realizar a ligação, pode ser nacional ou internacional.
  2. Digite 0 código da operadora. Existem várias operadoras disponíveis, como Oi, Tim, Telefônica, etc. Cada uma delas possui um número diferente para realizar ligações a longa distância. Logo o ideal é ter uma lista com todas essas informações e optar por uma delas.
  3. Em seguida o código nacional da região. Cada cidade possui um código, o DDD. No Rio de Janeiro, por exemplo, o código é o 21. Então, essa é outra informação que você precisa para fazer a ligação.
  4. Por fim o número do telefone.
  5. É necessário digitar o código do país no caso de ligações feitas para o estrangeiro. Nesse caso o processo é o seguinte: 00 + código da operadora + código do país (o código do Brasil é 55) + código da cidade + número do telefone.
  6. Verifique se não falta nenhum número na hora de finalizar a sua ligação. Caso alguma desses passos estiver errado, a ligação não será completada.
419258111 a7299d6a18 z Como fazer interurbano

Via Flickr

Dicas:

  • Apesar das tarifas terem atingido um valor mais acessível, as ligações interurbanas continuam tendo um valor superior ao das ligações locais. Portanto é necessário tomar cuidado para não tomar um susto quando receber a conta no final do mês.
  • Se informe sobre as tarifas cobradas pelas operadoras e opte pela mais barata, mesmo que a diferença seja pouca. No final o valor economizado poderá ser maior que o esperado.
  • Troque a operadora se a ligação não for completada, ou se por acaso a ligação tiver muitas falhas. Isso também evita que a conta fique muito cara no final do mês.
  • Se tiver o hábito de ligar sempre para um número que seja de outra cidade ou país, você poderá já deixar salvo na sua agenda a sequencia de números, da operadora da sua preferência, do DDD, etc. Assim o processo fica ainda mais fácil.
  • Aproveite as promoções que algumas operadoras costumam oferecer periodicamente.

Cada vez mais as pessoas sentem a necessidade de se comunicar e o telefone ainda é o instrumento mais comum. O importante é sempre procurar as melhores condições para economizar no final do mês.