Como fazer o jejum de Daniel


6804676027_f6910178d2

Daniel foi um dos profetas mais famosos da história de Israel, e tem sua história relatada principalmente no livro de mesmo nome, que compõe o Antigo Testamento, que por sua vez, é a primeira metade da Bíblia.

Para entendermos melhor o seu jejum, iremos verificar parte do texto em que ele é descrito. No contexto histórico a nação de Israel tinha sido dominada pelo reino da Babilônia, que era governado pelo rei Nabucodonosor. Nesse período a Babilônia era o maior império do mundo (lembra dos jardins suspensos?). Vejamos o texto:

Daniel 1.3 Disse o rei a Aspenaz, chefe dos seus eunucos, que trouxesse alguns dos filhos de Israel, tanto da linhagem real como dos nobres, 1.4 jovens sem nenhum defeito, de boa aparência, instruídos em toda a sabedoria, doutos em ciência, versados no conhecimento e que fossem competentes para assistirem no palácio do rei e lhes ensinasse a cultura e a língua dos caldeus. 1.5 Determinou-lhes o rei a ração diária, das finas iguarias da mesa real e do vinho que ele bebia, e que assim fossem mantidos por três anos, ao cabo dos quais assistiriam diante do rei. (…) 1.6 Entre eles, se achavam, dos filhos de Judá, Daniel, Hananias, Misael e Azarias. (…) 1.8 Resolveu Daniel, firmemente, não contaminar-se com as finas iguarias do rei, nem com o vinho que ele bebia; então, pediu ao chefe dos eunucos que lhe permitisse não contaminar-se. 1.9 Ora, Deus concedeu a Daniel misericórdia e compreensão da parte do chefe dos eunucos. 1.10 Disse o chefe dos eunucos a Daniel: Tenho medo do meu senhor, o rei, que determinou a vossa comida e a vossa bebida; por que, pois, veria ele o vosso rosto mais abatido do que o dos outros jovens da vossa idade? Assim, poríeis em perigo a minha cabeça para com o rei. 1.11 Então, disse Daniel ao cozinheiro-chefe, a quem o chefe dos eunucos havia encarregado de cuidar de Daniel, Hananias, Misael e Azarias: 1.12 Experimenta, peço-te, os teus servos dez dias; e que se nos dêem legumes a comer e água a beber. 1.13 Então, se veja diante de ti a nossa aparência e a dos jovens que comem das finas iguarias do rei; e, segundo vires, age com os teus servos. 1.14 Ele atendeu e os experimentou dez dias. 1.15 No fim dos dez dias, a sua aparência era melhor; estavam eles mais robustos do que todos os jovens que comiam das finas iguarias do rei. 1.16 Com isto, o cozinheiro-chefe tirou deles as finas iguarias e o vinho que deviam beber e lhes dava legumes. 1.17 Ora, a estes quatro jovens Deus deu o conhecimento e a inteligência em toda cultura e sabedoria; mas a Daniel deu inteligência de todas as visões e sonhos. 1.18 Vencido o tempo determinado pelo rei para que os trouxessem, o chefe dos eunucos os trouxe à presença de Nabucodonosor. 1.19 Então, o rei falou com eles; e, entre todos, não foram achados outros como Daniel, Hananias, Misael e Azarias; por isso, passaram a assistir diante do rei. 1.20 Em toda matéria de sabedoria e de inteligência sobre que o rei lhes fez perguntas, os achou dez vezes mais doutos do que todos os magos e encantadores que havia em todo o seu reino. Tradução: Almeida Revista e Atualizada

 

2827416111 952e38fa49 300x199 Como fazer o jejum de Daniel

Via Flickr

Como dá para perceber pelo texto, eles se recusaram a receber a dieta imposta pelo rei Nabucodonosor, já que a religião judaica tinha vários tipos de restrições alimentares, especialmente contra alguns tipos de carnes e gorduras, e contra o excesso de vinho. O que Daniel propõe é uma dieta para ele e seus amigos, baseada em legumes e verduras. E no final do período determinado eles estavam muito mais belos e saudáveis com a sua dieta, do que as pessoas que seguiam a dieta tradicional da Babilônia.

Hoje em dia graças ao avanço científico compreendemos claramente que uma dieta baseada em frutas, verduras, e legumes é bem mais saudável do que uma baseada em alimentos gordurosos e álcool. Na época, ainda não se tinha essa concepção de forma clara, tanto que o Aspenaz, o chefe dos eunucos, estava com medo deles ficarem com a aparência triste e abatida.

497546475 ed620e40a9 205x300 Como fazer o jejum de Daniel

Via Flickr

Pois bem, para fazer o jejum de Daniel, você terá que iniciar uma dieta baseada apenas em verduras, frutas, legumes e água, por um tempo determinado. O que seria positivo para a sua saúde, especialmente se você costuma comer muitos alimentos gordurosos, ou ricos em açúcar.

Dentro do contexto religioso cristão, existe também a prática do jejum. Nesse caso, o período dedicado ao jejum, deve ser um tempo principalmente voltado para a busca da presença de Deus, em constante oração e leitura da Palavra. O jejum de Daniel entraria como um período de renúncia dos prazeres alimentares, a fim de não ter nenhum elemento que atrapalhe essa comunhão com Deus. Também deve ter um período determinado, e ao final dele, deve-se agradecer a Deus.

Esperamos que nossas dicas e esclarecimentos sejam úteis!

1 reply to this post