Como fazer jejum


jejum

Jejum: É o ato de diminuir parcialmente ou completamente a ingestão de todo tipo de alimento ou algum em específico. Há vários motivos para fazer jejum, eles podem ser religiosos, políticos (por meio de greve de fome), por necessidade de intervenções médicas como operações, entre outros.

Antes de tratarmos os tipos de jejum é necessário lembrar que não é saudável fazer jejum por várias horas e dias seguidos. Esse tipo de privação é muito prejudicial ao corpo, podendo trazer consequências graves e você deve sempre consultar um médico antes de qualquer coisa.

Nesse post do Comofas vamos explicar como se realiza jejum a pão e água, jejum a base de líquidos e jejum completo.

Jejum a Pão e Água

jejum2 Como fazer jejum

Itens necessários:

  • Pão
  • Água

Nesse tipo de jejum deve-se comer pão quando se tem fome e água quando se tiver sede, mas isso não deve ser feito ao mesmo tempo. A água e o pão juntos no estômago fermentam fazendo com que a pessoa fique com dores de cabeça e se sinta estufada.  Você deve tomar água várias vezes ao dia, mesmo que você não tenha sede, isso é muito importante para não ficar desidratado. Tente comer o pão em pequenas porções.

jejum1 Como fazer jejum

Jejum a Base de Líquidos

Itens necessários:

  • Sucos de frutas, legumes e verduras
  • Chás
  • Mel
jejum5 Como fazer jejum

No Jejum a base de líquidos, é preciso passar o dia sem comer nada, apenas ingerindo líquidos. Essa modalidade é boa porque as possibilidades de combinações são praticamente infinitas. Nessa modalidade é possível combinar chás e sucos, variando a ingestão deles durante o dia.

É aconselhável que se passe o dia tomando chá puro ou adoçado com mel. Evite o uso de açúcar e produtos orgânicos.  Os chás têm propriedades medicinais que podem acalmar o estômago quando a fome surgir. Um chá que é muito bom para aplacar a ansiedade é o de camomila

Já os sucos podem ser de uma fruta (laranjada, limonada) ou até de combinações entre frutas e legumes (laranja com cenoura, abacaxi com hortelã), mas fiquem atentos, sucos não são vitaminas. Você pode tomá-los naturais ou adoçados com mel. A vantagem dos sucos é que fazem muito bem a saúde, contendo várias vitaminas e minerais.

Jejum Completo

jejum3 Como fazer jejum

Itens necessários:

  • Água

No jejum completo nenhum tipo de comida, suco ou chá pode ser ingerido, apenas água.  Nesse tipo é fundamental que você ingira bastante água, o corpo precisa ficar hidratado.

É altamente recomendado que antes de realizar essa modalidade de jejum você já tenha feito os dois tipos anteriores (jejum a pão e água e jejum de líquidos).

É sempre bom relembrar que o jejum não é uma fórmula de emagrecimento, para ter um emagrecimento saudável é preciso seguir uma dieta equilibrada e exercícios físicos.

jejum4 Como fazer jejum

O jejum pode ser utilizado como uma forma de meditação para se encontrar com o seu eu interior, ou de se encontrar com Deus. Normalmente o jejum se inicia às 8 da manhã, logo após o café da manhã, e termina às 16 horas da tarde. Aproveite esse tempo para se conhecer melhor, rezar e refletir e boa sorte!

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar !