Como fazer Kirigami


kirigami

A cultura japonesa é muito rica e apreciada por muitas pessoas, principalmente no Brasil, país onde existe uma grande colônia japonesa que ensinou a muitos brasileiros os costumes e também algumas técnicas utilizadas no país. Esse também é o caso do kirigami, originário do Japão, é cultivado por muitas pessoas dentro e fora do país, trata-se da técnica de criar imagens através de recortes em papel. O kirigami é considerado uma variação do origami, justamente por conter técnicas muito parecidas e consequentemente um resultado final muito semelhante.

 Passo a Passo:fazendo kirigami 285x175 Como fazer Kirigami

Segue algumas dicas simples para que você consiga fazer seu kirigami, porém é preciso ter um pouco de técnica com a tesoura e também ter uma pouco de habilidade com os desenhos, pois em alguns casos, a própria pessoa precisa criar seu desenho. Sua forma de criação se baseia no desenho e no recorte, por isso essas são as duas técnicas que se deve dominar para ter um bom resultado.

  •  Escolha o desenho que você quer utilizar e defina o tamanho que você deseja que este desenho fique no recorte. Você pode trabalhar com duas cores para formar seu kirigami, porém o melhor papel para se trabalhar é o color plus. Compre as cores do tamanho que será necessário, tenha em mãos também: régua, cola branca, estilete e boleador ou caneta sem tinta.
  •  Tenha um molde para seu desenho já em recorte, isso facilitará o trabalho. Com o papel desejado faça os traços utilizando seu molde. Nessa primeira parte, o papel deve ser preferencialmente branco. Nas linhas mais finas e com menos detalhes você pode utilizar o estile, mas sempre gire o papel e procure um melhor apoio para o recorte. Caso domine bem o estilete, faça o recorte no desenho deixando sempre a parte superior ou inferior ainda com papel.
  •  Utilize o boleador para verificar as linhas tracejadas. Já com o papel de outra cor, faça um uma dobra como se fosse uma carta. Faça a dobra no papel que você utilizou para recorte na mesma posição para que ambos fiquem de apoio. Passe cola apenas nas laterais nas costas de um dos papéis.

Dessa forma citada acima você irá fazer um kirigami em formato de cartão, se preferir utiSDC10321 285x175 Como fazer Kirigami lizar apenas uma cor, apenas dobre o papel de recorte que ele dará um efeito “3D” ao recorte. Você pode utilizar essa técnica com vários desenhos e também pode criar vários efeitos utilizando cores diferentes, pois existem vários métodos e técnicas para conseguir criar um bom kirigami.

Por se tratar de uma técnica muito complexa, existem instituições que oferecem cursos para a criação de kirigami. Uma dica é que você procure uma instituição que seja especializada no assunto. Lembrando que o kirigami pode ser uma boa fonte de renda, por se tratar de recortes bonitos. O mesmo pode se tornar peça de decoração dentro de uma residência e a pessoa que cria pode vender seus trabalhos. Divirta-se!