Como fazer laços com fitas decorativas


laço5

Aprenda a fazer este tipo de enfeite para diversos itens.

Muitas pessoas, principalmente mulheres, tem certo gosto pelo artesanato e acabam fazendo os mais diversos objetos e enfeites existentes com materiais simples e técnicas fáceis de serem aprendidas.

Os laços são muito utilizados para acrescentar um pequeno enfeite ao dar presentes e lembranças para familiares, amigos e entes queridos, fazendo com que o objeto que há dentro do embrulho fique ainda mais atrativo. É possível realizar os mais diversos laços com um material simples: fitas decorativas. Veja, abaixo, o passo a passo e as maneiras de fazer este tipo de trabalho manual.

laço1 F550x450 Como fazer laços com fitas decorativasGuitavares / Flickr

Materiais:

  • Fita de cetim
  • Fita plástica
  • Fitilho
  • Tesoura
  • Cola quente

Passo a passo de laço simples:

  1. Escolha os materiais corretos para este tipo de enfeite. Para realizar esta técnica de decoração, você deverá possuir em mãos diversas fitas de cetim largas com cores diferenciadas, que combinem entre si. Observação: é possível adquirir uma só cor de fita de cetim, porém diferencie as tonalidades que serão utilizadas.
  2. Faça um colarinho. Com a fita de cetim mais espessa em mãos, você deverá formar um colarinho com suas próprias mãos, deixando as pontas das duas atravessarem como um “x”. Atente-se para que este passo não fique torto, pois isto poderá comprometer todo o processo.
  3. Pegue o círculo do colarinho e junte com o “x” formado anteriormente. Com as mãos, cuidadosamente, carregue o centro da fita até o cruzamento entre as duas pontas e segure com as próprias mãos.
  4. Utilize a fita pouco menor e menos espessa e passe-a pela junção feita anteriormente que você está segurando. Faça um pequeno nó com a mesma, para que os pedaços da fita de cetim ligados, formando o laço, não se desprendam.
  5. Amarre o laço. As duas bordas que sobraram da fita de cetim menor, você deverá fixr em qualquer lugar que desejar, como para amarrar sacos de presente, etc., não devendo cortar a fita em excesso.

laço2 F550x450 Como fazer laços com fitas decorativasLourdes_fisio / Flickr

Passo a passo de laço triplo:

  1. Escolha os materiais corretos para este tipo de enfeite. Você deverá possuir em mãos três cores de fita de cetim diferenciadas, com as mesmas grossuras.
  2. Repita os passos do laço simples. Você deverá, com cada uma das três cores, fazer um colarinho, puxando o centro para a junção das bordas como no enfeite anterior, porém, desta vez, colocando um peso sobre a ligação para conseguir fazer uma por vez.
  3. Fixe com cola. Aplique a cola quente em cada uma das junções dos três laços e, após isto, junte todos eles em um só, ainda utilizando a cola quente.
  4. Utilize para enfeites de cabelo, amarrações para presente, etc.

laço4 F550x450 Como fazer laços com fitas decorativasMiladesign / Flickr

Passo a passo de laço elaborado:

  1. Escolha os materiais corretos para este tipo de enfeite. Para fazer este laço você deverá possuir fita plástica da cor de sua preferência.
  2. Enrole a fita. Com as próprias mãos, você deverá dar em torno de cinco voltas com o material, para que todos os círculos fiquem do mesmo comprimento e, em seguida, dobrá-los ao meio.
  3. Dê um pique nos cantos. Com uma tesoura afiada, faça pequenos cortes nos cantos.
  4. Amarre com um nó, com um fitilho, na dobra.
  5. Deixe que o fitilho fique com um pouco de excesso, para que seja possível amarrar o laço em qualquer lugar desejado.
  6. Abra, uma a uma, as fitas que foram dobradas, formando o laço parecido com uma flor.
  7. Corte as pontas, para dar ao enfeite um melhor acabamento.

laço3 F550x450 Como fazer laços com fitas decorativasSantarosa / Flickr

Siga as dicas e o passo a passo acima, escolhendo o tipo de laço que preferir, fazendo-o facilmente com o auxílio de materiais básicos. Bom trabalho!

(Imagem Destacada: 61423903@N06 / Flickr)

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar !