Como fazer lajes:Cura


2477674903_35797cb7cb_b-F550x450

Entender como fazer lajes é fundamental, afinal a estrutura da casa depende muito da laje e sem a construção correta, vários problemas futuros podem atrapalhar a obra. Um dos assuntos mais comentados entre os especialistas da área, é a cura do concreto, nome para o processo que realiza o endurecimento da laje, ou seja, a parte mais importante, para que o concreto fique firme e com uma qualidade boa./Confira o nosso artigo e descubra a melhor maneira de fazer cura para que a sua laje fique segura e com qualidade superior.

2477654667 136f03f0dc b F550x450 Como fazer lajes:Curanandinhazinha/Flickr:

O que é cura?

  • O concreto da laje sofre uma exposição muito forte a fatores externos, como o vento e o sol, e com isso o seu processo de evaporação perde muito mais água do que o necessário para que ele endureça da maneira correta;
  • A água é fundamental para fazer a cura do concreto e, sem ela, o resultado final ficará fraco, fator que pode prejudicar e muito a obra.

Importância da cura

  • Para evitar que essa evaporação atrapalhe o concreto, é fundamental fazer a cura, ou seja, molhar a laje em períodos determinados, a fim de repor a água perdida;
  • Assim, a laje recebe a quantidade de água suficiente para que o cimento realize a sua reação química ideal e assim fique completo, sem falhas ou qualidade baixa;
  • Quando o concreto não é curado, ele pode sofrer com fissuras e ter uma resistência 30% menor do que uma laje curada, e a vulnerabilidade da área aumenta, mesmo se não for possível visualizar a olho nu.

Como fazer a cura da laje

  1. Aguarde até que o concreto fique endurecido;
  2. Pegue os sacos de cimento e deixe-os molhados com bastante água e depois disponha os sacos em cima da laje;
  3. Com auxílio de uma mangueira, molhe sempre os sacos todos os dias, evitando que a laje fique seca por completo;
  4. Você deve realizar a cura no período mínimo de 7 dias para cimentos comuns, ou de 14 dias para cimentos de alto-forno ou pozolânicos;
  5. Quanto mais você fazer a cura, melhor ficará a qualidade da laje, sendo que você pode fazê-la por até 3 semanas.

Dicas

  • Evite fazer lajes em dias com muito sol, pois o calor aumenta a evaporação da água, fator que prejudica o concreto até mesmo com a utilização da cura.
  • Lembre-se de que é fundamental fazer a cura, molhando a laje por no mínimo 7 dias, pois caso você não faça, é possível que a sua laje sofra com rachaduras, perfurações e as temidas infiltrações, que podem danificar ao longo do tempo a sua laje e até mesmo as paredes.
  • Se você tiver dúvidas no processo, procure um profissional, pois nenhuma construção deve ficar sem a realização da cura para que a laje tenha qualidade garantida e segurança.

Gostou de aprender mais sobre construção e tirar dúvidas sobre como fazer a cura da laje? Sabia que temos muitos tutoriais com dicas de construção imperdíveis? Não deixe de nos acompanhar e fique por dentro de várias novidades e informações que vão dar aquela mãozinha na hora de você construir uma obra. Boa sorte!

2478426300 777024241d b F550x450 Como fazer lajes:Cura nandinhazinha/ Flickr

(Imagem de destaque:  nandinhazinha/Flickr)

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar !