Como fazer letras em 3D


3D

É muito interessante quando vemos aquelas letras grandes, que parecem ter uma sombra, o mais incrível é que você pode usar essas letras para uma infinidade de coisas, tais como cartazes, letreiros. Elas são letras tridimensionais e lindas, o segredo para fazer as letras 3D é criar a impressão que as luzes estão sempre iluminando um lado das letras criando aquela sombra.

Para fazê-las você pode usar diversos programas, porém o mais comum é a versão em português do CorelDraw 10, e funcionam de modo similar as outras versões.

3d 2 500x250 Como fazer letras em 3D

Vamos aprender a fazer as letras passo a passo:

1º passo:

Abra o programa,na folha em branco, selecione a ferramenta texto,com o mouse clique uma vez dentro da folha e escreva a palavra que quiser e escolha a fonte de sua preferência.

2º passo

Com o mouse dê um clique na ferramenta seleção para transformar o texto em curvas usando o menu organizar.

3º passo

Escolha o botão secundário do mouse e dê um clique na cor X (sem cor) na paleta de cores, alternando assim a cor no contorno do texto. Escolha o botão primário do mouse e  clique no preto caso queira mudar a cor de preenchimento das letras.

4º passo

Faça o redimensionamento do texto para 150mm de largura e feche o cadeado para manter as proporções.

5º passo

No menu efeitos, escolha a ferramenta contorno, isso irá abrir a janela contorno. Com essa janela aberta selecione o item para o centro, escolha o deslocamento em 0,2, use o mouse para clicar em aplicar com isso o processador do seu computador vai trabalhar muito.

6º passo

Quando o menu aparecer, selecione o branco, para cor de preenchimento, é normal esses comandos demorarem um pouco para executar a tarefa.

7º passos

Depois de todos os procedimentos executados com o mouse clique em F4 para que o texto possa se ampliar. Você pode clicar em outras cores e vê no que dá ou ir alternando até encontrar a cor ideal para o resultado do seu trabalho.

Caso você não goste de usar computador, não disponha de um computador ou prefira fazer trabalhos manuais você pode desenhar as letras 3D em papel ou cartolina. só lembrando que se você desejar desenhar letras 3D em uma parede por exemplo, terá que fazer manualmente pois pelo computador não dá.

Você vai precisar de:

Régua

Caneta ou marcado de texto

Lápis

Borracha

E o principal papel ou cartolina.

Modo de fazer:

O primeiro passo é escolher quais letras deseja desenhar. Escolhida a letra é hora de começar a desenhar, um pouco de talento para o desenho pode ajudar a realizar o trabalho de maneira profissional e bonita. Depois de desenhada a letra, use o lápis para fazer o contorno da letra com uma linha bem fina. Aí ligue as pontas da letra que ficou dentro com os cantos da letra que ficou fora do contorno.

Escolha de que lado você quer que a sombra apareça, se tiver em dúvida, é uma boa desenhar um símbolo para demonstrar o lugar de onde a luz vem. Pense que a letra em alto relevo está realmente na sua frente,isso vai fazer você escolher o lado para desenhar a sombra, com isso desenhe a sombra no local onde não tem luz brilhando.

Se ainda estiver em dúvida sobre o resultado que terá o seu trabalho, você pode começar a desenhar as letras com o lápis e criar a sombra com o giz de cera. Experimente criar um fundo para as letras que você desenhou.

Apesar de parecer difícil de fazer, as letras 3D são fáceis e muito úteis para quem deseja fazer cartazes bonitos ou que de repente quer trabalhar na área de letreiros. Espero ter ajudado.

Boa sorte a todos.

(Foto via Flickr: 1 e 2)

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar !