Como fazer luzes no cabelo?


luzes_dest

Mudar o visual é uma necessidade feminina. Cortar diferente, deixar mais liso ou cacheado são algumas das alternativas, mas por serem muito radicais e, por vezes, permanentes, deixam as mulheres inseguras. Por isso que colorir o cabelo é uma opção tão adotada: quem não gosta do resultado pode revertê-lo quase que com a mesma facilidade que o criou. Claro que mudar a cor toda de uma vez pode ser chocante e não agradar. Então vem uma solução sutil, mas que faz toda a diferença: as luzes.

luzes4 Como fazer luzes no cabelo?

Finas e em grande quantidade (ao contrário das mechas que são poucas, mas de espessura maior), as luzes são uma pequena descoloração de cabelo com tingimento na cor que você escolher. Vale mais a pena por ser uma mudança delicada, que fará a diferença sem chocar. Progressivamente, ao retocar, você consegui controlar os resultados para mais claro ou mais escuro. Há, basicamente, duas técnicas para fazer luzes: a touca de silicone e o papel alumínio. Veja os prós e contras de cada uma e confira também nossas dicas para acertar na cor.

Você vai precisar de: touca de silicone para luzes/papel alumínio, agulha de crochê, pó descolorante, pote para misturar as tinturas, pincel para coloração, luvas para as mãos e um shampoo pós-coloração.

luz Como fazer luzes no cabelo?

  1. Na coloração com touca de silicone, primeiro coloca-se a touca na cabeça e, a seguir, puxam-se alguns fios que serão descoloridos usando uma agulha de crochê. Com o papel alumínio, os fios são separados, colocados dentro de uma tira de papel alumínio, coloridos e, por fim, dobra-se o papel com o fio e a coloração.
  2. Após aplicar o pó descolorante, aguarde de 20 a 30 minutos e enxague. A seguir, aplique a tintura da cor desejada.
  3. Aguarde mais 40 minutos e enxague novamente. É importante enxaguar bem, para que não fiquem resíduos de tinta e seu cabelo não fique manchado.
  4. Após a descoloração e o tingimento, é fundamental usar um shampoo pós-tingimento e hidratar os fios. A tintura é um processo agressivo e para garantir o aspecto saudável dos seus fios, continue o tratamento com shampoos e condicionadores sem sal diariamente e faça hidratações semanalmente.

luzes2 Como fazer luzes no cabelo?

Dicas e truques:

  • Com a touca, apenas os fios da camada superior são tingidos, os da base (na nuca) e no “miolo” do cabelo abam ficando da mesma cor. Por isso, o efeito tende a ser mais discreto. Se optar pelo alumínio, o efeito é mais uniforme e também mais chamativo.
  • Verifique se para alcançar o tom desejado é necessário fazer uma descoloração ou se somente um tonalizante é suficiente. Se tiver que descolorir, não use água oxigenada superior a 30 volumes.
  • Para escolher a cor certa, você deve estar atenta ao tom natural do seu cabelo e de sua pele. O tom dos cabelos influencia porque você não vai colorir todo o cabelo e cores muito contrastantes podem ter um efeito antiquado. E o tom da pele também deve estar em harmonia com o cabelo. Tons mais platinados ficam bem para as mais clarinhas e acobreados caem como uma luva para as peles mais bronzeadas.

luzes3 Como fazer luzes no cabelo?

Seja qual for a sua escolha, lembre-se que processos de coloração envolvem produtos químicos e, por isso, sempre consulte um especialista para não se arriscar. Além disso, mude gradativamente para conseguir o efeito desejado aos poucos, sem enjoar da mudança ou agredir muito seus fios. Não se esqueça dos cuidados a serem tomados depois de tingir e curta muito seus fios modernos. Afinal, as luzes nunca saem de moda.