Como fazer maçã do amor


maca_dest

Quem não se lembra da infância ao saborear uma maçã do amor? Ela nos lembra também os parques de diversões e os circos. Como nossos olhos brilhavam quando os vendedores ambulantes passavam em nossas ruas com essas frutas tão vermelhinhas e atraentes repousando em seus tabuleiros e gritando: “OLHA A MAÇÃ DO AMOR!!!!!!”. Era uma alegria quando ganhávamos esse doce tão saboroso! Elas tinham sabor de felicidade e de festa! Mas ela não agradava só as crianças. Os rapazes presenteavam suas namoradas e pretendentes com a maçã coberta de açúcar colorido, como sinal de romantismo.

Nos dias de hoje ela já não é tão popular e não é vendida nas ruas na mesma proporção de antes. Algumas crianças nem conhecem esse doce tão gostoso e que faz um bem enorme, pois abaixo da cobertura vermelhinha e açucarada existe uma fruta nutritiva. Atualmente elas são mais procuradas em Festas Juninas, Quermesses, Festas Infantis Temáticas e Circos, mas não perdeu seu charme nem seu gostinho maravilhoso.

maca1 Como fazer maçã do amor

Alguns dizem que foi um casal de espanhóis que trouxe pra cá essa receita há mais de 50 anos e, depois de patentear, começou a comercializar a fruta no palito. Outros afirmam que foram as escravas que desenvolveram essa receita para agradar as crianças da Casa Grande. Seja como for,  vale a pena fazer essa deliciosa iguaria em sua casa. É barato, facílimo de fazer, nutritiva e as crianças e adultos vão adorar.

Maçã do Amor

Ingredientes:

  • 10 Maçãs firmes muito bem lavadas e secas
  • 10 palitos de sorvete
  • 1 kg de açúcar
  • 1 copo pequeno de água
  • 2 colheres de chá de corante vermelho
  • 2 colheres de chá de Cremor de Tártaro

Observação: O Cremor de Tártaro é encontrado em lojas de produtos para festas e culinária. Ele tem a finalidade de controlar a cristalização do açúcar, isso significa que ele ajuda a manter a superfície dos doces mais secos, sem melar.

maca2 Como fazer maçã do amor

Modo de Fazer:

  1. Lave muito bem cada maçã, seque bem e enfie em cada uma, no lugar onde está o cabinho,  um palito de sorvete bem centralizado. Verifique se está bem firme. Reserve.
  2. Coloque todos os ingredientes numa panela de fundo grosso e misture até o açúcar ficar completamente dissolvido.
  3. Leve ao fogo médio  e mexa mais um pouco até perceber que o açúcar se dissolveu completamente e logo depois,  PARE DE MEXER e deixe essa mistura ferver sozinha em fogo baixo por aproximadamente 10 minutos ou até dar ponto de caramelo.
    Observação: Se você ficar mexendo ela vai açucarar como cocada, e você perderá o ponto de caramelo.
  4. Faça o teste do ponto do caramelo. Para saber se está bom deixe um recipiente com água fria ao seu lado.  Vez ou outra pingue algumas gotas da calda nessa água. Quando ela endurecer imediatamente e você conseguir quebrar com os dedos, é porque já está no ponto de  banhar as maçãs.
  5. Retire a panela do fogo e espere um pouco até as bolhas da fervura sumirem ou diminuírem
  6. Incline a panela com o caramelo e vá passando as maçãs devagar e delicadamente, girando-as até que toda a superfície seja coberta.
  7. Retire a maçã e espere até o caramelo escorrer um pouco,
  8. Coloque as maçãs em pé, numa assadeira de alumínio, com o palito para cima, e espere esfriar.
  9. Embale com celofane, ou como preferir.

Dicas:

  • Cuidado! O caramelo queima muito. Se por acaso cair em sua mão lave imediatamente com água gelada.
  • Essa receita é uma boa maneira de aproveitar maçãs mais azedinhas porque o doce do caramelo vai contrastar com o gostinho ácido delas.
  • Você pode também fazer uvas do amor, morangos do amor, fazendo um espetinho com várias frutas e cobrindo-as com caramelo.

Depois de fazer a receita, não se esqueça de voltar aqui para comentar sobre como foi. E bom apetite!

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar !