Como fazer macarronese


163503502_600ebf3a7e

Quantas receitas de macarronada você conhece? Além da tradicional com massa de tomate e da básica com alho e óleo, que tal experimentar o sabor de uma macarronada bem incrementada e irresistivelmente deliciosa?

Aprenda a fazer a típica receita de macarronese, que pode ser preparada por qualquer pessoa em poucos minutos. Sem esforços, sem complicações e com ingredientes básicos da cozinha brasileira, você terá uma refeição completa para degustar no almoço, no jantar ou quando bater aquela fome no período da tarde.

Ingredientes

  • 500 gramas de macarrão tipo parafuso cozido (preferencialmente tricolor);
  • 150 gramas de presunto cortado em cubos;
  • 150 gramas de mussarela cortada em cubos;
  • 100 gramas de bacon cortado em cubos;
  • 100 gramas de uvas passas;
  • Meia lata de milho verde e meia lata de ervilha em conserva;
  • 2 ovos de codorna cozidos;
  • Meia xícara de azeitonas verdes e pretas sem caroço;
  • 5 colheres (sopa) de maionese;
  • 1 colher (sopa) de orégano;
  • 1 dente de alho triturado com uma colher (sobremesa) de sal.

4639008791 47ccb5a325 Como fazer macarronesedesireetonus/Flickr

Modo de preparo – Passo a passo

  1. Em uma panela ampla, cozinhe o macarrão em água fervente com uma colher (sopa) de azeite por quinze minutos em fogo baixo. Ao colocar a massa para cozinhar, mexa-a com um garfo para garantir que não grude no fundo e nas laterais da panela. Em outro recipiente, cozinhe os dois ovos de codorna simultaneamente.
  2. Enquanto o macarrão e os ovos de codorna estão em cozimento, lave em água corrente as uvas passas e as azeitonas, que devem estar sem caroço. Abra as latas de milho e ervilha e despeje o líquido de conserva na pia da cozinha. Corte o presunto, a mussarela e o bacon em cubos pequenos.
  3. Leve o bacon a frigideira junto à um dente de alho triturado com sal e deixe fritar em fogo baixo. Quando o alho estiver bem dourado, desligue o fogo e reserve estes ingredientes. Confira se o macarrão está no ponto e aguarde passar os quinze minutos para retirar os ovos de codorna do cozimento. Se a massa estiver devidamente cozida, deixe-a escorrer por cinco minutos e tire a casa dos ovos sob a água corrente.
  4. Despeje o macarrão em um recipiente amplo para mistura. Acrescente à ele todos os ingredientes listados (presunto, queijo, bacon, azeitonas, uvas passas, milho, ervilha, ovos de codorna em fatias) e depois junte a maionese colher por colher. Caso julgue necessário, reduza ou adicione maionese conforme sua preferência. Despeje uma colher de orégano e acrescente outros condimentos se desejar, tais como cebolinha, salsinha ou tempero pronto.

Observação: Você pode utilizar outros tipos de macarrão e acrescentar outros tipos de carne em sua receita, como por exemplo a calabresa, a linguiça ou o camarão.

168867577 90f5acc89a Como fazer macarronese/obvio171/Flickr

Dicas

Sirva quente e experimente utilizar maionese no sabor atum ou tártaro para deixar sua receita ainda mais completa. Rende cinco porções correspondentes à um prato indicado para as principais refeições.

Esta receita pode ser preparada em até trinta minutos com extrema facilidade e resultados garantidos até mesmo para quem não é um expert na cozinha. Experimente esta dica prática e surpreenda-se com uma refeição nutritiva e muito saborosa. Boa Sorte!

(imagem destaque: kankan/Flickr)

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar !