Como fazer marmelada


mini_500_6933_1298211975847482

Que marmelada!!! Já ouviu esta frase por aí? Com certeza sim. Esta expressão é uma forma de protesto, muito usada quando queremos dizer que algo foi desonesto e combinado previamente por “debaixo dos panos”. Mas o que isso tem a ver com o doce tão gostoso que conhecemos?  É que em algum momento da nossa história, o doce comercializado era adulterado pela escassez do fruto, e nele era misturado chuchu e abóbora para dar a liga – marmelo que é bom, tinha muito pouco. Daí a maneira das pessoas se referirem à marmelada como algo falsificado. Mas a verdadeira marmelada é um doce delicioso, feito com marmelo, que poucas pessoas conhecem.431px Quince 599x250 Como fazer marmeladaMarmelo é uma fruta de perfume forte e agradável, com cor dourada, arredondada, parece com uma pêra, mas no tamanho de um limão. Ninguém come o marmelo in natura, pois sua polpa é muito dura, é indigesto, “amarra” na boca e seu sabor é muito ácido. No entanto, ele é muito usado para fazer geléias, xaropes, licores e doces em pasta. Embora na Europa o marmelo seja muito conhecido, aqui no Brasil não se encontra esse fruto com facilidade e tampouco a marmelada, mesmo sendo muito apreciada. É uma pasta de marmelo cozida com açúcar, e, depois de pronta pode ser colocada em formas, para ficar em ponto de corte, ou colocada em potes e ser consumida com colher.x435 580x250 Como fazer marmeladaSe você deseja aprender a fazer este doce, a primeira coisa que precisa é conseguir o marmelo, pois é um fruto difícil de se encontrar. Dificilmente é vendido em feiras livres, e é mais fácil achá-lo em mercados municipais e em alguns pontos de vendas especializados. Quando for comprar, escolha os frutos maiores, mais pesados, mais amarelos, sem manchas ou machucados. Vamos agora a receita? Anote:

MARMELADA

  • 2 Kg de marmelo,
  • 1 ½ Kg de açúcar – conte aproximadamente 800g de açúcar para cada kg de marmelo descascado e sem semente.
  • 2 paus de canela,
  • Casca de ½ limão,
  • 1 pitada de sal,
  • Água o suficiente.

Modo de fazer:

  1. Lave muito bem os marmelos.
  2. Retire a casca e as sementes, corte-os em 4 partes.
  3. Coloque-os em uma panela de pressão.
  4. Cubra com água, junte a canela, a casca de limão e o sal.
  5. Leve a panela ao fogo, tampe e assim que começar a chiar conte 15 minutos.
  6. Abra a panela, verifique se os marmelos estão macios, e se estiverem e escorra bem. Caso contrário volte ao fogo mais um pouco.
  7. Passe os frutos por uma peneira de arame de malha fina, para que forme uma pasta, ou purê.
  8. Leve este purê ao fogo com o açúcar, em uma panela de fundo grosso.
  9. Mexa de vez em quando até que o açúcar se dissolva e a marmelada adquira consistência – o ponto ideal é quando conseguir ver o fundo da panela por alguns instantes. Quando mais ficar no fogo, mais consistente a marmelada ficará.
  10. Retire do fogo, coloque em assadeiras ou formas, deixe esfriar e corte no tamanho desejado.

Quem não se lembra das latas redondas de marmelada? Junto com o marrom-glacê e a goiabada era o trio de doces mais consumidos no Brasil, mas atualmente está sendo mais fácil encontrar a goiabada e não se sabe o motivo. De qualquer forma aqui está a receita, e se você conseguir os marmelos, vale muito a pena fazer, pois fica deliciosa. Boa sorte!