Como fazer máscara do Pierrot


pierrot

Carnaval chegando! Empolgação, diversão, aquele clima gostoso de festa no ar! Que tal aproveitar para preparar sua máscara de Pierrot? A máscara pode ser comprada em qualquer loja de artigos de festas, mas usar a criatividade e fazer uma máscara única é muito bom.

Mas você conhece a origem das máscaras de Carnaval? As máscaras começaram a ser usadas há muitos anos atrás em festas e procissões no Oriente. Só passou a ser usada no Carnaval no século XV em Veneza, na comédia das máscaras, onde surgiram os personagens Arlequim, Pierrô e Colombina.

O Pierrot é o personagem de um palhaço triste da típica história de alguém (Pierrot) que gosta de alguém (Colombina) e que por sua vez gosta de outro alguém (Arlequim).

Então, mão na massa para fazer sua máscara? Ela pode ser feita de pasta de papel, cortiça, folha de alumínio, folha de flandres, tecido, caixas de cartão, latas, fitas, materiais reciclados e muitos outros.

2063771953 e2f815e038 z F550x450 Como fazer máscara do Pierrotgarann / Flickr

Materiais

  • 1 embalagem de plástico
  • 1 saco ou sacola plástica preta
  • Cola quente
  • Tesoura
  • Fita isolante
  • Cola quente

Passo a passo

  1. Coloque o molde de máscara de Pierrot sobre uma embalagem plástica;
  2. Recorte a embalagem plástica, pode ser uma embalagem de shampoo ou qualquer outra embalagem que seja do tamanho do molde;
  3. Recorte o saco ou a sacola em vários círculos;
  4. Dobre os círculos ao meio e alinhave-os;
  5. Costure os círculos uns aos outros formando uma espécie de colar de fuxico;
  6. Cole o colar a partir da base onde fica o nariz e coloque em volta de toda a máscara;
  7. Cole quadradinhos de fita isolante na máscara. Cole-os de forma que eles fiquem na diagonal um ao lado do outro, é preciso colar dessa forma para que a máscara fique quadriculada (preta e branca);
  8. Para fazer o acabamento do olho: corte um pedaço de fita isolante e encaixe em volta dos olhos para não arranhar a pele e dobre-os para a parte interna da máscara.

3674304597 1392109a5c z F550x450 Como fazer máscara do PierrotING communications / Flickr

Como fazer a máscara de Pierrot usando EVA

Materiais

  • Pistola de cola quente
  • Lápis preto
  • EVA emborrachado com espessura de 3mm na cor branca
  • Estilete
  • Tinta relevo com giltter preto
  • Cola branca
  • Elástico na cor preta

Passo a passo

  1. Desenhe com um lápis a forma que você escolheu no EVA ou utilize os modelos já prontos para impressão, que encontram-se disponíveis Online;
  2. Use o estilete para cortar em volta do desenho que você fez com o lápis;
  3. Passe a tinta relevo com glitter em alguns lugares da máscara (não passe na máscara toda para não esconder o branco) ou faça apenas uma lágrima com a tinta caindo de um dos olhos. Use sua criatividade!
  4. Faça um furo de cada lado da máscara para prender o elástico;
  5. Dobre o elástico ao meio e prenda apenas uma ponta em um lado da máscara;
  6. Experimente a máscara e com ela em seu rosto, prenda a outra ponta. Desse modo o elástico ficará na medida certa para você;
  7. Se quiser, coloque uma pena de ganso preta e/ou branca em uma das extremidades da máscara para que ela fique com um ar mais dramático.

Pronto, você já pode cair na folia com sua máscara exclusiva!

(Imagem destaque: ZingBoom! / Flickr)

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar !