Como fazer máscaras africanas


Edo_ivory_mask_18472

Atrás de uma máscara se esconde o bem ou o mal. Podem ser usadas para defesa ou ataque, por super-heróis, ou por terroristas e ladrões.

Podem ser de carnaval, oxigênio, de cremes de beleza, de proteção (usadas pelo apicultor, soldados ou antigás), existem as que ocultam e iludem, e também as que tem sentido religioso.

Na África, a máscara tem um significado religioso muito especial. Quem a veste, incorpora a entidade que ela representa, ao mesmo tempo em que absorve as forças mágicas do espírito. É usada em rituais religiosos, e é tão sagrada, que, o artesão antes de esculpi-la, passa por um processo de purificação, para que a força divina seja transferida para a máscara no momento que ela é confeccionada.

Aqui no Brasil, muitas pessoas gostam de usar as máscaras africanas para decoração. Ficam muito bonitas num hall de entrada ou varanda, formando um ambiente rústico e descontraído. Muitos gostam de tê-las em casa porque acreditam que elas afugentam maus espíritos. De uma forma ou de outra são muito bonitas e misteriosas.

Você pode fazer uma máscara africana e usá-la como decoração, ou, se for educador, fazer uma aula especial, ensinando os alunos a confeccioná-las. Podem ser feitas com diversos materiais. Aqui ensinaremos apenas uma das técnicas:

300px Senufo mask hg Como fazer máscaras africanas

Image via Wikipedia

Máscara Africana de papelão:

  • 1 pedaço de papelão grande,
  • Jornal,
  • Cola branca,
  • Lápis,
  • Tintas para pintura (pode ser artesanato ou acrílica),
  • Pincéis.

1) Risque no papelão os contornos da máscara, com um lápis – o formato do rosto pode ser oval, formato de pêra ou elipse.

2) Faça todos os detalhes do rosto – se você sentir dificuldade, copie algum modelo que esteja no Google - mesmo que não saia exatamente igual, você pode criar da forma que achar melhor, a única exigência é que os traços sejam simétricos.

3) Faça saliências laterais representando as orelhas e cole por trás da parte principal – não há necessidade de fazê-las perfeitamente. Faça apenas dois semicírculos.

4) Perceba que nas máscaras africanas o nariz, olhos e boca, sempre são muito grandes e ganham destaque. Faça a mesma coisa:

  • Com jornal faça um rolo, terminando de forma maior e arredondada (que será o nariz).
  • Faça rolos também para compor as sobrancelhas, e outros rolos mais grossos para fazer os lábios.
  • Cole o nariz no lugar, e junte com as sobrancelhas.
  • Cole os lábios formando uma curva virada para baixo e outra virada para cima – para representar uma boca aberta de lábios grossos.
  • Se quiser faça bolas e cole no lugar das bochechas.

5) Depois de tudo colado no papelão, com um pincel, passe em toda a máscara de 3 a 5 camadas de cola branca, sempre esperando uma secar para aplicar a outra.

6) Depois de seco e plastificado pela cola, é só pintar de cores vibrantes.

7) Dê destaque para os lábios e faça pinturas tribais nas laterais do rosto e na testa; como de guerreiros nativos.

8) Cole cabelos no alto da cabeça (pode usar penas, sisal ou ráfia), e coloque argolas nas orelhas, simbolizando os brincos.

 

Esta máscara pode ser confeccionada com diferentes técnicas: Kirigami, papel maché, com areia, cola e guache sobre o papelão, ou em embalagens de xampu ovais, argila, etc.. O importante é que sejam coloridas e com traços fortes e marcantes.

Faça com muito capricho e o resultado será surpreendente.

Boa sorte!

 Como fazer máscaras africanas

Image via Wikipedia

 Como fazer máscaras africanas

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar !

17 replies to this post