Como fazer massa de panqueca


DSC0649333

A panqueca é um prato bem conhecido no mundo, é um tipo de massa, frita em uma chapa ou frigideira com óleo. Também é reconhecida pela sua praticidade, fica prontinha em poucos minutos. Existem vários tipos de panqueca dependendo da região.  Na França, ela é conhecida como crepe, já nos Estados Unidos é chamada de pancake. Tem gente que gosta dela pura, outras colocam recheios ou somente uma cobertura.  Independente do nome, ou do modo de comer, a panqueca é uma ótima opção para o café da manhã, lanche, almoço, jantar, qualquer hora ela é muito bem-vinda.  Preparamos opções de receitas de panquecas para você fazer em casa.

Massa de panqueca

Ingredientes:

2 copos de leite

2 xícaras de farinha de trigo

1 colher de chá de fermento

1 colher de chá de sal

2 ovos

IMG 3058 285x175 Como fazer massa de panqueca

Como fazer: Bata todos os ingredientes no liquidificador até formar uma massa líquida e uniforme. Coloque óleo numa frigideira antiaderente, aqueça e coloque um pouco de massa, vire a frigideira para que a massa se espalhe em todo o fundo. A camada tem que ser fina, não faça muito grossa. Quando começar a soltar do fundo, vire a panqueca.  Se  precisar coloque mais óleo a cada 3 panquecas fritas. A quantidade de óleo tem que ser pouca, se possível, passe com uma folha de papel toalha.

Dica: essa é a massa básica da panqueca, você poderá servir pura ou, depois que estiver pronta, rechear com o que preferir, queijo, presunto, carne, legumes, doces, etc.

Massa de panqueca doce

Ingredientes:

1 xícara de leite

1 xícara de farinha de trigo

2 ovos

1 colher de sopa de manteiga

1 pitada de sal

2 colheres de açúcar

Como fazer: Bata todos os ingredientes no liquidificador e deixe descansar na geladeira por cerca de 30 min antes de fritar. Em uma frigideira antiaderente pincelada com manteiga, frite a massa. Você poderá servir pura, com cobertura, ou recheada a gosto.

Panqueca de carne moída ao molho

panquecas delicia 285x175 Como fazer massa de panqueca

Ingredientes:

Massa:

1 e 1\\2 xícara de chá de farinha de trigo

1 xícara de chá de leite

 

2 ovos

4 colheres de sopa de óleo

Sal a gosto

 

Recheio:

 

300g de carne moída

2 colheres de sopa de cebola picadinha ou ralada

1\\2 tomate cortado em cubos

1\\2lata de extrato de tomate

1 caixa de creme de leite

400g de mussarela fatiada

Sal a gosto

Queijo ralado a gosto

 

Como fazer a massa: Coloque no liquidificador os ovos, o leite o e óleo, bata durante alguns minutos, acrescente aos poucos a farinha de trigo. Após colocar toda a farinha de trigo, tempere com o sal a gosto. A massa não deve ficar muito grossa, o ponto certo é quando ela estiver pastosa.  Espalhe óleo numa frigideira antiaderente e coloque a massa no meio, vá girando para espalhar a massa de forma uniforme.  Você irá reparar que as bordas vão se soltar, quando toda a massa se soltar da panela está no ponto de virar. Cuidado para que a massa não fique grossa, quanto mais fina, mais gostosa ela vai ficar.

 

Como fazer o recheio: Doure a cebola com o óleo e depois acrescente a carne, deixe dar uma refogada, quando começar a sair água, tampe a panela e deixe cozinhar em fogo médio, até que a água diminua. Acrescente o tomate e tampe de novo, deixe por mais uns 3 minutos e vá mexendo. Junte o extrato de tomate e os temperos, deixe cozinhar por mais 10 minutos. Quando o molho estiver engrossando desligue o fogo. Após esfriar, acrescente o creme de leite e mexa bem. Quando a mistura estiver homogênea, leve ao fogo e deixe cozinhar em fogo baixo por uns 5 minutos.

Montagem: Pegue as panquecas, coloque uma fatia de mussarela e uma porção de carne e enrole, faça o mesmo com todas as panquecas. Jogue um pouco de caldo no fundo de um refratário para untar, coloque as panquecas prontas e despeje sobre elas o resto do molho, polvilhe sobre elas o queijo ralado.  Leve ao forno em fogo médio pra gratinar, por aproximadamente  15 minutos ou até ferver o molho e derreter o queijo.  Sirva em seguida.

 

Gostou das receitas? Bom apetite!

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar !