Como fazer massagem shantala


7917042356_9c48b685b4

A massagem  Shantala é um dos momentos únicos de interação compartilhada entre mãe e bebê, e foi popularizada pelo obstetra francês Frédérick Leboyer. O médico sempre foi fascinado pela ligação mãe e filho e sobre como o bem-estar da criança poderia ser aumentado através desta interação, ele também foi responsável por outra técnica muito conhecida, que consiste na imersão do bebê em água morna, proporcionando sensação de prazer.

7917052772 a3bdba521f Como fazer massagem shantalaA data específica de criação da shantala é uma incógnita, o que se sabe é que ela nasceu na Índia, pelas mãos do Leboyer. Segundo alguns registros, ao andar pelas ruas indianas, o obstetra se deparou com uma cena que lhe chamou bastante a atenção: uma mulher na calçada massageava o seu filho recém-nascido, seu nome era Shantala, que estava aguardando ser atendida em um centro de ajuda. Frédérick se encantou com o que viu, registrou tudo em fotografias e filmes e, a partir desse material, protocolou a massagem shantala.

Saiba como fazer a massagem shantala

A principal característica dessa massagem é a sua simplicidade, ou seja, você não precisa ter conhecimentos profundos para realizá-la no seu bebê, basta estudar alguns movimentos básicos.

Passo a Passo

  1. Escolha um local confortável, iluminado e com uma boa temperatura para fazer a massagem no seu filho, ele deverá estar totalmente a vontade para não se irritar durante o procedimento.
  2. Retire a roupinha do bebê, essa parte do toque é fundamental na shantala, deixe-o apenas com a fralda.
  3. Deite o bebê de costas sobre algo confortável, lembre-se de que tudo deve ser pensado para que o seu filho fique totalmente confortável, comece a massagear as pernas do neném com as mãos, fazendo sempre movimentos leves.
  4. Coloque-o de bruços sobre as suas pernas e faça leves movimentos nas costas do bebê, realize vários movimentos seguidos, mas de uma maneira calma e sem pressa.
  5. Vire-o, ainda no seu colo, deixando a cabecinha um pouco para cima e comece a massagear as suas mãozinhas.
  6. Coloque-o novamente de costas e massageie delicadamente a barriga, sempre com movimentos leves para não irritá-lo.
  7. Fique um tempo abraçada ao seu filho para que ele possa se sentir protegido e confortável no seu colo.

4453240349 38fb2177c0 Como fazer massagem shantalaDicas:

  1. Participe de grupos de mães que se reúnem com profissionais para fazer essa massagem, esses lugares são perfeitos para se aprender coisas novas.
  2. Não interrompa o processo na metade, por esse motivo é fundamental reservar um tempo para a massagem.
  3. Suspenda a massagem caso o bebê esteja sentindo alguma coisa, como dor, febre, gripe ou outra doença.
  4. Verifique se o ambiente escolhido está com uma boa temperatura, como a massagem é feita com o bebê sem roupa, não pode haver friagem ou corrente de ar muito forte.
  5. Nos dias mais frios você pode aquecer as mãos antes de começar, assim o toque ficará agradável à pele do bebê desde o início.
  6. Recomenda-se colocar uma almofada na perna da mãe no caso de crianças com refluxo.

A relação mãe e filho é mais forte e complexa do que se imagina, principalmente nessa idade, por esse motivo é muito importante manter esses momentos de modo à desenvolvê-la.

Obs: As imagens utilizadas estão disponíveis para reprodução comercial em: http://www.flickr.com/search/?l=commderiv&w=all&q=shantala&m=text

1 reply to this post