Como fazer milk shake


shake

Nada melhor, para os dias de verão, como uma bebida bem refrescante, um sorvete ou uma sobremesa geladinha. Pois um bom milk shake, de chocolate, baunilha, menta, morango ou do sabor de sua preferência, pode ser uma ótima escolha para refrescar e adoçar a vida.

O termo “milk shake” foi utilizado pela primeira vez em 1885 e era usada para falar de uma bebida alcoólica feita com whisky. Já em 1990, porém, nos Estados Unidos, o termo passou a designar uma bebida batida com xarope de chocolate, morango ou baunilha. O drink caiu rapidamente no gosto dos jovens e foi se adaptando até chegar à receita que conhecemos hoje.

shake1 Como fazer milk shake

Para fazer seu milk shake em casa, você irá precisar de:

  • Uma bola de sorvete do sabor de sua preferência;
  • Uma xícara de leite gelado;
  • Calda (pode ser de chocolate, caramelo, morango, ou de outro sabor à sua escolha).
shake5 Como fazer milk shake

Você também irá precisar de um mixer para misturar os alimentos e dar a textura necessária à bebida.

  1. Coloque no copo do mixer (ou em um recipiente bem comprido) o leite e a bola de sorvete;
  2. Bata com o mixer até a mistura ficar cremosa e homogênea;
  3. Decore com a calda o copo onde o milk shake será servido. Para isso, basta fazer desenhos com a calda por todo o copo;
  4. Despeje a mistura do sorvete com o leite batidos no copo decorado;
  5. Sirva imediatamente.

Esta receita é a medida para um milk shake. Para fazer mais porções, basta aumentar as medidas dos ingredientes (ex: duas bolas de sorvete e duas xícaras de leite para dois milk shakes; três bolas de sorvete e três xícaras de leite para três milk shakes e assim sucessivamente).

Dicas para um milk shake ainda mais gostoso:

A receita acima é para um milk shake clássico, tal qual se tomava nas lanchonetes dos Estados Unidos na década de 50 e como se toma ainda hoje em algumas casas do ramo. Contudo, você pode incrementar essa receita com outros ingredientes, tornar sua bebida ainda mais saborosa e surpreender seus convidados.

shake2 Como fazer milk shake

Milk shake de Ovomaltine faça um milk shake com sorvete de creme e acrescente à receita duas colheres de sopa de Ovomaltine (achocolatado com malte, facilmente encontrado nos grandes supermercados) na hora de bater. Você terá um drink saboroso e, ainda, crocante!

Milk shake de Nutella – faça um milk shake de chocolate e acrescente uma colher de sopa generosa de Nutella ou outro creme de chocolate com avelãs à sua escolha e bata com os outros ingredientes. A Nutella, quando em contato com o leite gelado e o sorvete, ficará como flocos de sabor dentro da sua bebida. Uma delicia!

shake3 Como fazer milk shake

Milk shake de coco – você pode substituir o leite de vaca por leite de coco na hora de fazer seu milk shake. Se usar o sorvete de creme, o sabor do coco realçará na receita e você terá um refrescante frapê de coco.

Milk shake de chocolate com hortelã – faça um milk shake de chocolate e bata junto folhinhas de hortelã. O resultado será uma bebida com o gostinho do sorvete de chocomenta, tão refrescante e gostoso para os dias mais quentes. Uma outra possibilidade é fazer um milk shake com sorvete de creme e adicionar à mistura não só as folhas de hortelã, como também raspas de chocolate.

Milk shake de flocos – se você não encontrou sorvete de flocos no mercado, um milk shake feito com sorvete de creme e algumas raspas de chocolate darão um delicioso milk shake de flocos.

Milk shake de frutas – Você pode substituir o sorvete por um pacotinho de polpa de frutas congeladas e fazer um delicioso e leve milk shake de frutas. Acerola, cajá, morango, manga congelados e batidos com leite podem também ser uma ótima forma de fazer as crianças comerem frutas sem nem perceberem!

shake6 Como fazer milk shake

As possibilidades são inúmeras e o céu é o limite quando se trata de variar os sabores do milk shake. Você pode, inclusive, organizar entre os amigos um “rodízio” de milk shakes em casa e ver quem sai com a melhor receita! Use a criatividade e se refresque nos dias quentes!

3 replies to this post