Como fazer moldes de costura


8329640995_a68a62c5cc

Para costurar com finalidades comerciais, é importante manter uma padronização das roupas que são produzidas, a fim de que cada uma delas tenham o mesmo modelo, tamanho e forma. Igualmente, se você pretende repetir alguma peça para uso pessoal, ou mesmo produzi-la de forma harmônica e proporcional, é importante usar os moldes. E esse texto irá lhe ensinar algumas dicas e sugestões sobre como fazer os seus próprios moldes de costura.

1111830655 e1879fef2f2 Como fazer moldes de costuraL. Marie/Flickr

Dicas

  • Como funcionam os moldes. Primeiramente é importante explicar o funcionamento dos moldes. Os moldes, como o nome já sugere, é uma espécie de padrão, ou modelo, que se assemelha muito a uma régua tradicional. Esse modelo porém, tem as formas e proporções exatas e adequadas, aos cortes que você terá que realizar no tecido. Para usar os moldes, você os coloca sobre o tecido, e pode traçar com uma caneta hidrográfica (hidrocor) o formato do molde, ao passar a caneta sobre todo o contorno e bordas dele. Desse jeito, o desenho do molde, suas formas e proporções, estarão reproduzidos no tecido, no traço que você realizou. Bastará então, cortar o tecido, seguindo essas linhas como guias, para o tamanho e formas exatas dos cortes.
  • Definindo os materiais dos seus moldes. É necessário definir os materiais para se elaborar os moldes. Os materiais mais comuns são algum tipo de plástico, papel, ou chapa de madeira. O material deve poder ser cortado, e deve se manter rígido, para ser sobreposto ao tecido. Tendo definido o material que mais seja adequado e acessível para você, faça o corte segundo a definição das dimensões.

3220130929 7c89e90439 Como fazer moldes de costuradabinsi/Flickr

  • Dimensionando os moldes. Caso você já tenha o hábito de costurar, separe um modelo de roupa específica, uma bermuda, por exemplo. Separe uma bermuda no tamanho e modelo que costuma vender mais. E a partir desse tamanho, selecione uma bermuda num tamanho maior, e outra num tamanho maior. Considere a primeira o tamanho médio. Faça um molde para cada tamanho, definindo assim as bermudas pequenas (P) médias (M) e grandes (G). Você também poderá elaborar tamanhos especiais. Crie então, um molde para cada tamanho.
  • Separando por partes. De acordo com a sua forma de costurar, separe que uma das partes que compõe as peças de roupa, e faça um molde para cada parte. Se você, por exemplo, confecciona uma blusa através de três partes de tecido, sendo uma que comporá as costas da blusa, outra a frente, e mais duas para as mangas, que depois serão costuradas e irão dar forma a camisa; nesse caso você deverá fazer um molde para cada uma dessas três partes, para padronizá-las. Lembrando ainda do critério discutido no ponto anterior, que é o tamanho de cada padrão.

800px Havana   Cuba   1005 Como fazer moldes de costuraJorge Royan/Wikimedia Commons

  • Utilizando os moldes. Já foi explicado que os moldes servem de guia para o corte dos tecidos, mas é importante salientar, que uma vez definidos os moldes, é necessário ter cópias deles, e guardá-las, a fim de garantir que você sempre produzirá roupas e costuras com o mesmo padrão, especialmente se você as fizer com finalidades comerciais. Nesse caso, os moldes serão um dos “segredos” do seu negócio, e devem sempre seguir um molde-mestre, que deve servir de modelo para todos os outros moldes, que devem ser redistribuídos, para todas as costureiras, ou unidades que fazem parte do seu empreendimento.

Boa Sorte!

(Imagem Destaque: robbie1/Flickr)

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar !