Como fazer moldes para patchwork


patch

Patchwork é uma técnica de artesanato que se faz com figuras e como sugere o significado da palavra “trabalhos com retalhos”, os retalhos são emendados formando simplesmente um colorido aleatório de quadrados, triângulos e retângulos ou então formar figuras como bichos, plantas, alimentos, figuras infantis, elementos naturais, abstratos sofisticados, entre outras possibilidades.

O artesão que está iniciando na arte do patchwork precisa começar a compor seu atelier com as ferramentas que podem facilitar o trabalho, bem como conjunto de moldes para fazer diferentes trabalhos. E é justamente nos moldes que o artesão pode oferecer à sua clientela exclusividade e diferenciais.

Portanto é conveniente investir um tempo para elaborar e confeccionar moldes para seus trabalhos. Os moldes possuem formatos específicos para que o trabalho fique harmonioso, artístico e tenha um significado. Algumas lojas físicas e virtuais de artigos para artesanato vendem moldes prontos em kits feitos com acetato (material semelhante ao raio X), porém com esse passo a passo, você mesma fará seus moldes e passará não só a economizar como também a ter moldes exclusivos.

395646608 70f81b1462 z F550x450 Como fazer moldes para patchworkVRoig / Flickr

Materiais

  • 1 Papel manteiga se for tirar desenhos de livros ou outros impressos. Se for tirar os desenhos da internet precisará apenas de imprimir os desenhos desejados, já no tamanho natural;
  • 1 folha de carbono na cor favorita;
  • Alguns pedaços de papel firme para molde como cartolina ou papelão de caixa de sapatos, por exemplo;
  • Tesoura

Como fazer

Dica: Comece a confecção dos seus moldes para patchwork pelos desenhos mais simples e fáceis, com poucos detalhes como focinho, olhos, bochecha, mãos e etc.  Prefira algo como flor em que se terá apenas 2 partes: pétalas e miolo. Ou então estrelas, lua e corações que se tem apenas uma parte. Depois passe para moldes mais elaborados como borboletas multi coloridas, bichinhos delicados etc.

  1. Reúna os desenhos que deseja fazer os moldes, seja em folha sulfite impressos ou no papel manteiga copiados de revistas de histórias em quadrinhos, livros infantis, etc.
  2. Coloque o papelão ou cartolina na mesa. Sobre ele coloque o carbono e sobre o carbono coloque o papel com o desenho. Dica: faça um desenho por vez, pois dessa forma fica mais fácil de entender o processo de se fazer moldes, principalmente quando os desenhos têm muitos detalhes;
  3. Passe a caneta externo no contorno do desenho e recorte;
  4. Agora desenhe novamente o mesmo desenho, só que dessa vez fazendo todos os desenhos internos como olhos, focinho e outros detalhes;
  5. Recorte os detalhes. Dica: se for fazer vários moldes, procure organizá-los de forma que facilite o trabalho no dia a dia. Se o artesão utiliza desenhos grandes, pode-se usar daquelas pastas em folhas de plásticos para guardar folhas sulfites. Se os moldes são pequenos, uma sugestão seria utilizar caixinhas de linhas que podem ser adquiridas gratuitamente em lojas de aviamentos.

4268468958 3811f09d3d z F550x450 Como fazer moldes para patchworkrobynejay / Flickr

Como utilizar

Para transferir os desenhos dos moldes no tecido do patchwork, você irá precisar de um lápis ou giz de costura.

  1. Coloque o molde sobre o tecido e transfira e com o lápis ou giz transfira o contorno do desenho e recorte;
  2. Faça o mesmo com os detalhes.

(Imagem destaque: VRoig / Flickr)

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar !