Como fazer molho à campanha


vinagrete2

Presença certa em qualquer churrasco que se preze, o molho à campanha é uma receita simples, fácil de fazer e muito gostosa. Acompanha bem carnes, frango e linguiça, fica pronto rapidinho e não exige lá muita habilidade na cozinha. Qualquer um pode fazer. O molho à campanha leva poucos ingredientes que, além disso, são bem fáceis de encontrar.  Você pode ir a qualquer supermercado ou feira de rua. Veja tudo o que você vai precisar para fazer um delicioso molho à campanha:

vinagrete3 F550x450 Como fazer molho à campanha

Via Flickr

Ingredientes

  • Dois tomates
  • Meio pimentão verde
  • Duas cebolas de tamanho médio
  • Quatro colheres de sopa de vinagre do tipo branco
  • Duas colheres de sopa de azeite de oliva
  • Uma colher (café) de sal
  • Um quarto de xícara de água
  • Duas colheres (sopa) de salsinha
pimentão F550x450 Como fazer molho à campanha

Via Flickr

Modo de preparo

  1. Separe os tomates, as cebolas e o pimentão e corte-os em pedaços bem pequeninhos.
  2. Coloque em uma panela o azeite, a água, o vinagre e o sal.
  3. Espere ferver.
  4. Desligue o fogo e espere esfriar por dois minutos, assim que tiver levantado fervura.
  5. Despeje esta mistura, ainda bem quente, sobre os ingredientes previamente picados.
  6. Misture tudo.
  7. Acrescente a salsinha.
  8. Coloque tudo na geladeira.
  9. Sirva sobre as carnes, farofa ou arroz.
cebola F550x450 Como fazer molho à campanha

Via Flickr

Antes de começar a fazer a receita de molho à campanha, tire os caroços dos tomates que você vai usar. A salsinha utilizada deve estar bem picadinha. Se desejar, você também pode substituir o pimentão verde pelo tipo vermelho. Antes de cortar a cebola, não esqueça de tirar a casca do legume.

Para dar um toque a mais no molho à campanha, você também pode usar uma boa pimenta do reino. Outra dica legal é adicionar duas colheres de molho de soja e uma pitadinha de orégano para dar um sabor todo especial à receita. Muitas pessoas preferem substituir a salsinha utilizada no preparo pelo coentro. Também fica muito bom.

tomate F550x450 Como fazer molho à campanha

Via Flickr

Quem deseja um molho mais suave, pode diminuir a quantidade de vinagre e substituir proporcionalmente por água. O sabor fica bem menos ativo.

Na receita original do molho à campanha, que surgiu na região homônima, na Serra Gaúcha, o azeite dá lugar ao óleo, são utilizados pimentões verdes e também os vermelhos e usa-se cebolinha verde. Todos os ingredientes são servidos crus e em temperatura ambiente. Neste modo de preparo, não precisa levar nada à geladeira.

Além de fazer sucesso no churrasco, o molho à campanha também acompanha muito bem outras receitas, como espetinho de filé mignon com batata assada e o tradicional galeto. Você pode usar o preparado para incrementar seus sanduíches.

vinagrete1 F550x450 Como fazer molho à campanha

Via Flickr

O molho à campanha também é conhecido como vinagrete, principalmente em São Paulo, mas as receitas são bem diferentes. Enquanto o vinagrete é a combinação de ingredientes como maionese (que pode ser substituída por mostarda dijon, iogurte ou purê de vegetais), vinagre, temperos (condimentos, especiarias e ervas aromáticas) e azeite (ou óleo), a base do molho à campanha é tomate, cebola e pimentão.

Bom apetite!

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar !