Como fazer molho de Pimenta


4455684501_9d02ec2528_o

A pimenta além de possuir um sabor picante e delicioso tem várias utilidades, tanto ornamental – por conta de sua beleza de frutos coloridos -, quanto como condimentos, tanto em conservas quanto em molhos e até desidratados. Aqui você vai aprender a fazer um molho especial para dar um sabor picante e agradável que somente uma pimenta pode proporcionar.

Como fazer molho de Pimenta

Ingredientes:

  • Pimenta Vermelha;
  • Pimenta Amarela;
  • Pimenta de cheiro;
  • Óleo de Soja;
  • Molho de alho;
  • Limão;
  • Azeite de oliva Extra-Virgem;
4455684743 2e1291b237 o F550x450 Como fazer molho de Pimenta

Via Flickr

Passo a Passo:

  1. Selecione as pimentas vermelha, amarela e as de cheiro. A quantidade será de acordo com a quantidade de molho que quer preparar. Procure sempre equilibrar a proporção de pimentas, mantendo sempre mais pimenta de cheiro (que arde menos e dá mais sabor), para que o molho não fique muito picante e perca em sabor. O equilíbrio aqui é o mais importante. A sugestão é que para 1 pimenta amarela e 1 pimenta vermelha, sejam usados 3 pimentas de cheiro.
  2. Lave bem as pimentas e seque com um pano de prato limpo. Coloque as pimentas no liquidificar, pegue molho de alho e coloque uma boa quantidade, de acordo com o seu gosto. Não há limite de quantidade aqui, apenas tente equilibrar a quantidade.
  3. Coloque o suco de um ou dois limões juntos ao preparo no liquidificar. E adicione 3 colheres de azeite de oliva extra-virgem. 
  4. Coloque também um pouco de óleo para completar a quantidade de molho desejada. Evite os excessos.
  5. Bata tudo no liquidificador até formar um molho homogêneo.
  6. Veja a textura do molho, e se está ao seu gosto. Se preferir mais cremoso ou mais próximo de liquido, adicione óleo ou suco de limão para torna-lo mais líquido. Se quiser mais cremoso ou pastoso, acrescente mais pimentas, seguindo a proporção do passo 1. Tendo feito isso, seu molho está pronto para consumo.
532966595 8f8733bd15 b F550x450 Como fazer molho de Pimenta

Via Flickr

Dicas Legais

  • Algumas pessoas preferem substituir o óleo por pinga do tipo cachaça. Também é uma opção legal para quem quer evitar o consumo excessivo de óleo de soja.
  • Faça sempre molhos assim, em pequenas quantidades, assim evita desperdício e que o molho perca o seu sabor, após ficar muito tempo guardado.
  • Conserve em geladeira, isso vai ajudar a manter o sabor do molho e que o mesmo não estrague após alguns dias. Caso opte por conservar uma quantidade maior e vá consumir por mais de um mês.
  • Uma outra variação deste molho é acrescentar um pouco de mostarda, molho de tomate e maionese, formando uma pasta de pimenta, que dependendo do tipo de pimenta que usar você pode consumir à vontade. Neste caso, faça somente o suficiente para consumir em até uma semana.
315225291 1b7f96c5af o F550x450 Como fazer molho de Pimenta

Via Flickr

Pronto aqui você aprendeu como fazer um molho de pimenta delicioso com uma outra variação fazendo uma pasta de pimenta. Seguindo a proporção de pimenta tratada aqui no passo a passo, você vai aproveitar o sabor picante da pimenta sem queimar a língua e assim deixar de saborear o que a pimenta tem de melhor.
Boa sorte!

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar !