Como fazer molho escabeche


molho1

O molho escabeche é o resultado da combinação de dois ingredientes muito utilizados na culinária mundial: o vinagre e o azeite, na intenção de produzir um acompanhamento que valorize ainda mais o sabor de carnes, peixes, frangos e também de saladas diversificadas.

Um nome diferente no vocabulário da lingua portuguesa, escabeche é uma palavra de origem árabe que significa “comida temperada com vinagre”. Este tipo de molho não utiliza limão, que é a base para qualquer tipo de tempero ou acompanhamento para alimentos fritos ou assados.

Muito utilizado na preparação de peixes e carnes brancas, o molho escabeche é extremamente popular na Bolívia e nos países árabes onde a maioria da população prefere alimentos bem temperados e picantes, produzidos em suas próprias casas seguindo as receitas de seus antepassados.

A composição do molho escabeche leva, além do vinagre e do azeite, outros condimentos e temperos que são facilmente encontrados nos supermercados e lojas de conveniência, fazendo com que a preparação deste acompanhamento seja fácil.

molho2 Como fazer molho escabeche

Via Flickr

Acompanhe o passo a passo e anote os ingredientes necessários para a preparação do molho escabeche, uma excelente opção para o tempero de carnes, peixes e demais alimentos consumidos nas principais refeições diárias.

Molho Escabeche

Ingredientes:

  • 2 xícaras de azeite;
  • 2 xícaras de água;
  • Meia xícara de vinagre;
  • 2 dentes de alho amassados;
  • 2 cebolas picadas;
  • 1 colher de colorau picante;
  • 1 colher de colorau doce;
  • 1 folha de louro;
  • Salsinha;
  • Pimenta em pó e sal á gosto.

Passo a Passo:

  1. Coloque em uma frigideira o azeite com a cebola picada e o alho amassado, refogando-os em fogo baixo. Quando a cebola e o alho já estiverem dourados, acrescente a folha de louro, a salsinha e mexa para não queimar;
  2. Na frigideira, coloque as duas xícaras de água e o vinagre, acompanhadas do colorau picante e do doce;
  3. Espere refogar até que estes ingredientes se dissolvam por completo e depois acrescente os demais condimentos, como o sal e a pimenta, de acordo com o seu gosto e preferência. Deixe a frigideira tampada ainda em fogo baixo por três minutos.
    molho31 Como fazer molho escabeche

    Via Flickr

Dica:

  • Coloque porções deste molho em recipientes pequenos e sirva aos seus convidados ou sua família durante o almoço e o jantar, substituindo a pimenta líquida, o molho shoyu ou o tempero de limão que usualmente você utiliza em suas receitas.
  • A preparação do molho escabeche é muito rápida e pode ser utilizada para temperar diversos alimentos, fritos ou assados. Caso queira dar um gosto mais acentuado e característico a ele, acrescente caldo de carne em tablete juntamente com a água e espere até dissolver totalmente. Você terá, em poucos minutos, uma ótima alternativa para melhorar e aperfeiçoar o sabor e a qualidade de suas receitas.
    molhocapa1 Como fazer molho escabeche

    Via Flickr

Bom Apetite!

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar !