Como fazer molho funghi


molho1alt

O saboroso molho de funghi secchi é uma receita que tem origem da Itália, feita de cogumelos secos, desidratados, independente da espécie. Esses cogumelos são produzidos em grande parte também no Chile e exportados para o resto do mundo, tendo o preço mais em conta que os fungos italianos, são encontrados facilmente nos melhores supermercados e empórios na seção dos importados.

Cogumelos é sempre uma boa pedida em pratos por serem alimentos ricos principalmente em proteína, além de outros nutrientes, vitaminas e também por possuírem baixo valor calórico e estes por serem desidratados tem o prazo de consumo estendido há até dois anos, sem perder suas qualidades nutritivas, sabor (que é forte, inclusive), ou o aroma.

molho2 300x225 Como fazer molho funghi

Via Flickr

Apesar de prático um prato ao molho de funghi secchi tem um “quê” de exótico, devido à carga de misticismo que os cogumelos levam, acreditava-se que o cogumelo era um ingrediente muito utilizado por “bruxas” e houve tempos em que eram apreciados e consumidos apenas por grandes imperadores (Nero é um exemplo), faraós e outras pessoas de poder que os cercavam.

Este é um molho fácil de preparar, ótimo para jantares românticos ou para impressionar visitas e fica excelente acompanhando massas do tipo penne, spaghetti, carnes nobres e risoto, além do que, um bom molho sempre valoriza qualquer cozinha, deixa a comida mais bela, saborosa e atraente, ainda sendo brando com o processo de digestão.

Ingredientes:

  • 150g de funghi secchi
  • 1 xícara de chá de vinho branco seco
  • 1 cebola média ralada
    1 dente de alho bem picado
  • 1 caixinha de creme de leite fresco
  • 1 colher rasa de farinha de trigo
  • 1 tablete de caldo de carne (ou outro de sua preferência) dissolvido em água fervente
  • 2 colheres de sopa de manteiga
  • 1 xícara de chá de água morna
  • sal e pimenta do reino a gosto

 

molho3 300x201 Como fazer molho funghi

Via Flickr

Passos:

  1. Lave os cogumelos antes de começar o preparo;
  2. Deixe o funghi secchi de molho no vinho branco por cerca de 30 minutos (é preciso hidratá-lo);
  3. Após hidratar reserve o vinho que foi usado, pique os cogumelos em pedaços pequenos a médios e também reserve;
  4. Refogue a cebola junto à manteiga e o alho, não precisa dourar;
  5. Adicione o funghi, o vinho e então a água e vá mexendo;
  6. Depois vá acrescentando o creme de leite aos poucos e a colher de farinha de trigo, sempre mexendo, deixando o molho encorpar;
  7. Acrescente o caldo de carne já dissolvido;
  8. Acerte o sal e a pimenta até agradar o paladar.

E seu molho funghi está pronto para cobrir o prato de sua preferência e ser servido.  (Essa receita é adequada para servir duas pessoas)

Dicas:

Outros tipos de cogumelo como champignon, shiitake ou shimeji também são bem vindos para enriquecer a receita, devem ser picados e acrescentados ao mesmo tempo em que o funghi. Este molho combina muito bem com queijo parmesão ralado na hora. Aproveite e tenha à mesa um bom vinho que pode ser o mesmo utilizado no preparo do molho.

O funghi secchi é uma boa opção aos vegetarianos, podendo substituir a carne em variadas receitas, sem deixar a desejar no valor nutricional.

Com tantas qualidades fica até difícil enxergar este molho como acompanhamento, ele se passa tranquilamente por prato principal em refeições mais informais.

Bom apetite.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar !

1 reply to this post