Como fazer molho madeira com shoyo


800px-Soy_sauce_in_supermarket

O molho madeira tem suas raízes na Europa antiga, mas ganhou o mundo por seu sabor diferenciado e por ter sido provado e aprovado por pessoas de apurado paladar. Claro que se precisa de um ótimo cozinheiro ou de uma pessoa que goste de cozinhar e acerte em cheio a receita do molho. Porém, com um pouco de cuidado, tino gastronômico e com conhecimento de causa é possível preparar um ótimo molho madeira com shoyo e receber todos os elogios após a refeição. Usando da capacidade de aprender e a criatividade, é bastante provável que a receita faça sucesso. Essa receita de molho madeira com shoyo pode ser servida com bifes e outros tipos de cortes de carne vermelha. Mãos a obra…

Krustenbraten mit Dunkelbiersoße F550x450 Como fazer molho madeira com shoyoWikimedia Commons

Ingredientes

  • Duas colheres (sopa) de manteiga ou de margarina
  • Meia xícara de farinha de trigo
  • 100 ml de vinho madeira
  • 1/2 litro de caldo de galinha
  • 1 colher (chá) de sal
  • 1 vidro de shoyo.

O caldo de galinha pode ser preparado com a própria carne de frango ou utilizar o caldo em barras. Para melhorar a sua receita, considere utilizar um pouco de champignon e/ou mostarda.

Para fazer o molho utilize uma frigideira com algum revestimento que evite grudar no fundo.

Shoyu F550x450 F550x450 Como fazer molho madeira com shoyoWikimedia Commons

Modo de preparo do molho madeira

  1. Coloque a manteiga ou a margarina na frigideira e leve ao fogo até que derreta totalmente.
  2. Depois disso, diminua a potência do fogo e acrescente a farinha.
  3. Continuando com o fogo baixo, espere a farinha dourar. Não deve demorar mais do que dois minutos.
  4. Quando a farinha estiver dourada, adicione o vinho madeira aos poucos, sempre mexendo a farinha para não embolar.
  5. Na sequência poderá adicionar o caldo de galinha e o sal. Procure continuar mexendo.
  6. Deixe ferver por dois ou três minutos, ou até que a mistura esteja homogênea, ou seja, sem nada de farinha embolada.
  7. Desligue o fogo e deixe descansar.
  8. Adicione outros ingredientes de acordo com o seu gosto. Champignon e mostarda são uma ótima pedida. Até mesmo os dois podem ser utilizados na mesma receita, para dar um toque especial.

Depois, basta acrescentar o shoyo à vontade. Apenas deve-se tomar cuidado com a quantidade, para não exagerar no teor de sal, visto que o shoyo já possui sal em sua formulação. Uma dica é não colocar o sal que originalmente aparece na receita. A não ser que seja do gosto de todos a comida mais salgada. Mas nunca é demais lembrar que o abuso do sal poderá prejudicar a saúde.

Prepare um bife acebolado para acompanhar o molho madeira. Caso prefira, é perfeitamente possível saborear o molho madeira puro ou com arroz. Se o caldo de galinha for preparado com peito ou coxa de frango, pode-se fazer um picadinho para servir de acompanhamento ao molho madeira.

Tuli Borough London 6811371539 F550x450 Como fazer molho madeira com shoyoWikimedia Commons

Essa é uma receita muito simples de se fazer e fica pronta em menos de dez minutos. Se por acaso não tiver vinho madeira em casa, é possível substituí-lo por outro que tenha a disposição, desde que não seja demasiadamente doce. Claro que o vinho originário é o madeira, mas nada impede usar outro tipo de vinho. Depois do pequeno e prazeroso serviço de preparo é chegada a hora de apreciar o famoso molho.

Boa sorte e bom apetite!

(Imagem Destacada: Wikimedia Commons)

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar !