Como fazer molho vinagrete


5696817681_c19383fc50

Amplamente apreciado e utilizado como acompanhamento de churrascos e feijoadas, o molho vinagrete, também conhecido como molho campanha, é uma espécie de comida típica da culinária brasileira que, embora tenha sua origem nas clássicas preparações francesas que levam o vinagre em sua composição, ganhou características próprias e peculiares em nosso país se distanciando um pouco da receita original.

Bem parecido com os molhos mexicanos e chilenos, como é o caso dos chamados pico de gallo e pebre, que são misturas bastante picantes com ingredientes muito semelhantes ao nosso molho, popularmente, o molho vinagrete é preparado à base de cebolas, tomates, pimentões – todos devidamente picados -, sal, azeite e, o vinagre.

 3161047700 21780087d7 Como fazer molho vinagrete
fczuardi/Flickr

Em termos culinários e técnicos, o molho vinagrete se refere a uma emulsão dos componentes do vinagre e do azeite, essa mistura é aromatizada (temperada) com ervas frescas e especiarias e, geralmente, é utilizada como molho para salada que acompanha pratos principais mais pesados ou ser usado para salgar a carne, o marisco e outros vegetais. O molho vinagrete pode ser acrescido de sumo de limão, de mostarda, de alho, de óleo de milho ou de canola, isso fica a critério de cada um. Mas como preparar um molho vinagrete de qualidade e que agrade a todos os paladares? Vamos ao passo a passo da preparação a da confecção da receita desse molho:

Ingredientes

Ingredientes utilizados na preparação do molho vinagrete:

  • Duas cebolas de tamanho médio picadas;
  • Cinco tomates maduros médios picados;
  • Um pimentão verde picado;
  • Meia xícara de chá do tempero cheiro verde picado;
  • Meia xícara de chá de azeitonas médias sem caroço e picadas;
  • Porções de sal, salsa, cebolinha e de pimenta do reino ao seu gosto;
  • Uma xícara de chá de azeite de oliva;
  • Meia xícara de chá de vinagre branco;
  • Meia xícara de água devidamente filtrada.

Modo de preparo

7712717350 64ae443909 Como fazer molho vinagreteMarco Senche/Flickr

  1.  Separe uma tigela adequada e nela misture bem todos os ingredientes utilizados para a preparação do molho vinagrete;
  2. Deixe essa mistura descansar de meia hora a duas horas, só  depois desse intervalo de tempo, sirva o prato.

Dicas

Dicas para um melhor preparo da receita de molho vinagrete:

  • Prefira um vinagre de vinho que seja de boa qualidade, pois, isso influenciará diretamente na qualidade de seu vinagrete;
  • Pique bem os tomates, as cebolas e o pimentão, opte pelo corte em pequeninos cubos;
  • Primeiro, coloque os legumes picados na vasilha e depois acrescente o vinagre, o azeite e os demais temperos.
  • Atenção: Não deixe o molho vinagrete exceder o tempo em que fica armazenado dentro da geladeira antes de ser servido, uma vez que os vegetais que ele contém podem ficar murchos prejudicando o sabor do molho;
  • O mais recomendado é que você guarde o molho vinagrete em um frigorífico em uma vasilha devidamente lacrada, podendo durar seu armazenamento por algumas semanas sem prejuízo de sabor, de modo que, quando for servido, basta adicionar ervas frescas ao prato com o tomilho, o manjericão, a salsa ou a cebolinha verde.

O molho vinagrete é bem servido com carnes de um modo geral. No caso de ele acompanhar uma feijoada, indica-se o acréscimo do caldinho de feijão para a obtenção do molho para a feijoada, ele poderá vir mais apimentado, basta colocar pimenta vermelha ou pimenta no reino em sua composição, fica ao gosto de cada um.

A receita de molho vinagrete é de preparação rápida, barata e simples. Seu rendimento é de cinco porções grandes e costuma vir a calhar em várias ocasiões. No mais, bom trabalho e bom apetite!

(Imagem Destaque: andybullock77/Flickr)