Como fazer um mosquiteiro para berço


001

Os mosquiteiros são imprescindíveis para a proteção do bebê, crianças e também de adultos, especialmente em lugares onde a presença de insetos é constante.

Os mosquiteiros comprados prontos são padronizados em dois modelos distintos: o de teto e o de berço, sendo encontrados principalmente nas cores branco, rosa, azul, amarelo, verde e lilás.

3889970496 3f6c474ccd o F550x450 Como fazer um mosquiteiro para berço hktang / Flickr

Para fazer um mosquiteiro de teto, você irá precisar de:

  • 3 metros de tule (se o tule tiver 3 metros de largura) na cor favorita
  • 1 círculo de metal
  • Linha de costura na cor do tule
  • Agulha de mão
  • Apliques bordados, pinturas ou bonecos de pano (opcional)
  • Laços de cetim (opcional) na cor do tule ou em cor contrastante
  • 5 metros de fita de cetim na cor do tule com largura de 2cm
  • 1 pedaço de aproximadamente 40 X 40 cm de tecido fino na cor do tule (pode ser TNT)
  • Tesoura
  • Pistola de cola quente com bastão (opcional)
  • Máquina de costura (opcional, pois dá para fazer a mão)

4330117016 d8df32e007 o F550x450 Como fazer um mosquiteiro para berço miran / Flickr

Como fazer

  1. Encomende um círculo de metal de aproximadamente 30 cm de diâmetro em uma metalúrgica. Não precisa ser ferro, pode ser outro metal mais leve. Se desejar pode comprar alguns suportes em lojas de artigos para artesanato, esses modelos, porém, tem a forma de uma cúpula e precisa de outro tutorial para encapá-lo.
  2. Encape o círculo com fita de cetim e arremate as pontas com cola quente ou pontos à mão, com agulha e linha.
  3. Coloque o pedaço de tecido fino sobre uma mesa e sobre ele o círculo. Desenhe o contorno externo no tecido e recorte com tesoura, deixando meio centímetro de folga.
  4. Com agulha e linha, costure esse círculo de tecido por cima do círculo de metal encapado com a fita de cetim. Com isso, o mosquiteiro fica sem essa abertura no topo, o que evita a entrada de insetos.
  5. Prenda 6 pedaços de fita de cetim, bem distribuídas, pela circunferência do círculo de metal encapado com fita de cetim e com o tecido fino já aplicado. Por essas fitas é que o mosquiteiro será pendurado em gancho no teto do quarto, acima do berço do bebê. Por essa razão, precisa ser bem preso, para a segurança da criança.
  6. Meça a circunferência do círculo de metal, que se for de 30cm de diâmetro terá aproximadamente 1 metro de circunferência.
  7. Franza a mão, ou se preferir a máquina, o tule pela largura, diminuindo os 3 metros de largura pela medida da circunferência do círculo, aproximadamente 1 metro. De forma que se tenha um tule franzido suficiente para dar a volta no círculo de metal.
  8. Aplique a parte franzida em volta do círculo de metal com auxílio da cola quente e/ou com pontos de costura a mão.
  9. Aplique bordados, se for de sua preferência, na parte externa frontal do mosquiteiro. Além de bordados é possível aplicar pintura em tecido com crochê em volta como acabamento ou bonecos de pano.
  10. Aplique também dois pedaços de fita de cetim ou velcro, para fechar o mosquiteiro.

mosquito 4 F550x450 Como fazer um mosquiteiro para berço readyforthegoodtimes / Flickr

E estará pronto o seu mosquiteiro de teto bem mais barato do que os modelos encontrados prontos em boutiques de enxoval de recém-nascidos.

 (Imagem Destacada: patchwork_by_carla_debona / Flickr)

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar !