Como fazer móveis de paletes


800px-Pallets_02_ies

 Seguindo as tendências de decoração moderna, muitas casas estão utilizando móveis de material reciclado, que tem custo menor e deixam o ambiente com aspecto rústico e elegante. Além de caixotes de feira, o palete também pode virar um item mais rebuscado, dependendo da aplicação. Inspire-se na técnica de “faça você mesmo” e confira dicas de como fazer uso deste item que muitas vezes é descartado e inutilizado. Aproveite para economizar com os móveis de paletes e impressione seus convidados de modo elegante e despojado.

450px Wooden pallet F550x450 Como fazer móveis de paletesWikimedia Commons

O palete é um estrado de madeira que vem sido usado para criar diferentes objetos que servem para várias áreas da casa ou escritório. Sua função no transporte de cargas é organizar produtos para que estes sejam empilhados, por isso ele é resistente e ideal para servir como móvel. Ele pode ser feito de peroba, jatobá, ipê, pinho e outras madeiras, ou seja, pode suportar até 1500kg. Seu tamanho pode variar, por isso é importante verificar esta informação antes de elaborar o projeto

  • Antes de começar a criar o objeto com este tipo de madeira, é importante analisar se as cores do ambiente harmonizam com o material. Ele pode receber tinta na tonalidade desejada, para que tenha um aspecto renovado, ou apenas verniz, para que mantenha as características naturais. Tons mais vibrantes podem deixar o espaço mais descontraído, mas cuidado para não exagerar. A pátina é uma técnica de pintura que cai bem neste caso, e há várias formas para aplicá-la, usando, por exemplo, uma escova de lavar roupas.
  • Utilizando criatividade, é possível fazer uma cama de paletes. Pode ser feita uma ou duas camadas com a madeira, organizada de modo que sustente o peso do colchão. Uma variação é usar o estrado como cabeceira de cama box, parafusando-o na parede para que fique mais seguro. Para manter o clima de fazenda, faça o criado mudo usando um caixote de feira da mesma cor escolhida para a cama.

Wood pallet building F550x450 Como fazer móveis de paletesWikimedia Commons

  • Com o mesmo tipo de base no modelo de cama e um colchão de solteiro, é possível fazer um sofá, que deverá ser encostado na parede. Para deixar o encosto mais confortável, disponha de almofadas, já que elas também serão apoiadas na parede e deixarão o móvel mais confortável. Se preferir, use mais paletes na vertical para compor o assento da peça, mas neste caso deverá ser aplicada espuma revestida diretamente na madeira.
  • Para a sala de estar ou varanda, crie uma mesa durável e de baixo custo. Se optar pelo modelo de centro, encaixe rodinhas no palete e cubra com um tampo de vidro, que deverá ser encomendado por ter tamanho diferenciado. Se preferir uma mesa mais alta, use retângulos de madeira para fazer as pernas do conjunto, e escolha cadeiras que combinem com o estilo rústico. Novamente, poderá ser usado o tampo de vidro.

Mãos a obra e comece a decorar sua casa de modo ousado e inovador, além de reciclar madeira, reduzindo os gastos. As possibilidades são imensas, basta soltar a imaginação!

(Imagem destacada: Wikimedia Commons)

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar !