Como fazer moveis rústicos


p1

Os móveis rústicos vem ganhando destaque na decoração de ambientes internos e externos, sempre figurando em páginas de revistas e sites especializados em transformar um lugar simples em sofisticado e moderno.

2 F550x45024 Como fazer moveis rústicosHans/Pixabay

Fazer móveis rústicos é uma tarefa relativamente facil para quem gosta de trabalhos manuais e tem inspiração para encontrar arte em objetos que passam,muitas vezes, desapercebidos pela grande maioria das pessoas.

A seguir vamos passar algumas dicas de como fazer móveis rústicos usando materiais recicláveis, como madeira e ferro, além de peças de demolição – perfeitas para a criação de peças rústicas. Confira!

Como fazer moveis rústicos

Se você gosta de trabalhos manuais e quer inspiração para transformar a sua casa, aqui vão algumas dicas para fazer móveis rústicos:

Reciclando Pallets

Os pallets são aqueles suportes de madeira rústica, muito utilizados no transporte e armazenagem de cargas, justamente pela facilidade em colocá-los e retirá-los de empilhadeiras e outros veículos. Acontece que estes suportes passaram a ser usados na criação de móveis rústicos e se transformaram em objeto de desejo dos decoradores modernos e arrojados. Veja como fazer móveis de pallets:

4 F550x45022 Como fazer moveis rústicosPublicDomainPictures/Pixabay

Mesa de jardim feita com pallets

Materiais:

  • 2 pallets;
  • 4 tacos de madeira, medindo 30 cm de altura cada um;
  • 4 rodízios com fixação por parafusos;
  • Lixa para madeira;
  • Furadeira;
  • Parafusos;
  • Verniz (opcional)

Passo a passo:

  1. Lixe os pallets para que a madeira fique mais lisa, sem rebarbas nos cantos, se houverem;
  2. Retire o pó de madeira lixada com um pano e passe o verniz (opcional);
  3. Faça furos com a furadeira e parafuse os 4 tacos de madeira nos quatro cantos da parte de cima de um dos pallets;
  4. Na parte de baixo, prenda os 4 rodízios para que a sua mesa possa ser movimentada com menos esforço;
  5. Fure o pallet que sobrou – que será a parte de cima da mesa – e prenda no pallet de baixo, através dos quatro cantos que contém os tacos de madeira. A mesa de pallets está pronta.

3 F550x45021 Como fazer moveis rústicosPublicDomainPictures/Pixabay

Mesa de varanda com pallets

Materiais:

  • 3 pallets;
  • Lixa;
  • Tacos de madeira;
  • Parafusos;
  • Furadeira

Passo a passo:

  1. Lixe os pallets e aplique verniz se desejar, lembrando que o verniz deve secar totalmente antes de continuar o trabalho;
  2. Junte os três pallets, formando um quadrado aberto. A idéia é que um dos pallets sirva de tampo de mesa, enquanto os outros dois, sirvam de pés ou suporte de mesa;
  3. Para fixar os 3 pallets, faça furos nos cantos das peças e nos tacos de madeira, prendendo-os com parafusos.

Dicas

  • É possível criar belas peças com pedaços de ferros usados em grades e construções antigas. Um exemplo disso é soldar detalhes de grades de ferro para formar um pé de mesa e, como tampo, usar um pedaço de madeira devidamente lixado e tratado. As opções de criação são muitas;
  • Outro exemplo de móveis rústicos são os nichos feitos com caixas de madeira onde foram acondicionadas as frutas vendidas em feiras ou atacadistas. Vale a pena usar este tipo de caixa da forma em que estão, sendo necessária apenas uma boa limpeza. Fixe as caixas na parede, usando parafusos e buchas, assim criando um espaço funcional (pois as caixas substituem prateleiras e estantes) e cheio de estilo;
  • Use troncos de árvores para formar poltronas ou mesas, criando um espaço agradável e moderno na sua sala ou varanda.

Estas são algumas dicas para criar moveis rusticos. Inspire-se e solte a sua imaginação!

Boa sorte!

(Imagem destaque: werner22brigitte/Pixabay)