Como fazer nhoque de batata


nhoque1 (1)

Originária das Américas, a batatinha, batata inglesa ou simplesmente batata é um dos tubérculos mais versáteis em se tratando de possibilidades culinárias. O próprio Comofas já ensinou uma infinidade de receitas envolvendo esta iguaria.

nhoque de batata 01 552x250 Como fazer nhoque de batata

Dentre uma das mais populares está o nhoque de batata, que é uma variação da receita italiana feita à base de trigo e que dá água na boca de tanta gente. Quer aprender a fazer nhoque de batata? Comofas te ensina! Basta continuar lendo nosso guia sobre:

Como fazer nhoque de batata

Você vai precisar de: um quilo de bata inglesa (batatinha), escolha a sua variedade favorita; sal; dois ovos; duas xícaras e meia de chá de farinha de trigo; queijo; molho de tomate e tempero à gosto.

nhoque de batata baroa 400x250 Como fazer nhoque de batata

Passo a Passo

1)    Lave bem as batatas utilizando água e detergente para eliminar quaisquer resquícios de sujeira adquirida nos depósitos onde foram estocadas no caminho entre a colheita até a sua casa.

2)    Em uma panela coloque o sal, as batatas ainda com casca, e água o suficiente para cobri-las com pelo menos quatro centímetros de excedente.

3)    Leve a panela tampada ao fogo alto e deixe cozinhando até que as batatas estejam bem macias. Verifique tal estado com um palito de dente ou um garfo.

4)    Enquanto isso bata os ovos, mas não deixe chegar ao ponto de neve. Lembre-se de bater as claras e as gemas ao mesmo tempo.

5)    Descasque os tubérculos ainda quentes com o auxílio de um garfo. Você irá notar que, devido ao calor, a casca irá se soltar com facilidade.

6)    Ainda com o auxílio de um garfo ou um espremedor, transforme as batatas devidamente cozidas em um purê. Junte então os ovos ao purê e misture bem.

7)    Adicione a farinha de trigo ao purê com ovos e misture bem de modo que o resultado seja homogêneo.

8)    Unte uma superfície, de preferência uma forma refratária, com farinha de trigo e sobre ela corte pequenas porções de nhoque, com cerca de dois centímetros de diâmetro cada.

9)    Cozinhe então as porções de nhoque em uma panela com água e bastante sal.

10)                      Estarão prontos para servir quando subirem à superfície, neste ponto você deverá retirá-lo delicadamente da  panela com auxílio de uma escumadeira e reservar.

11)                      Sirva o seu nhoque de batata em uma forma refratária. Cubra a receita com molho de tomate aquecido e queijo parmesão à gosto.

12)                      Bom apetite!

Nhoque de Batata à Bolonhesa 600x250 Como fazer nhoque de batata

Uma boa dica é experimentar seu nhoque de batata acompanhado de molho à bolonhesa e um bom vinho tinto.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar !

Como fazer nhoque de batata


Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar !