Como fazer nota de rodapé


5080528285_4b9a715280

Normas acadêmicas, ABNT, padrões, etc. etc. Quantas coisas você precisa lembrar para fazer um “simples” trabalho. Você já sabe fazer a referência bibliográfica, sabe citar, sabe tudo certinho. Mas você quer fazer a citação de um autor cujo trabalho não necessariamente serviu de base a sua pesquisa. Seria apenas uma citação para ilustrar algum exemplo. Que tal colocar a frase do autor e fazer uma nota de rodapé? É uma boa, não? Seria, se você soubesse como fazê-la. Iremos ensiná-lo a fazer! Veja como é fácil.

Quando usar nota de rodapé?wordcloud Como fazer nota de rodapéAntes de tudo, tenha em mente que a nota de rodapé serve tanto para alguma explicação de algo que não cabe no corpo do trabalho, pois se você colocasse lá fugiria do tema ou mesmo para fazer a referência de o texto de algum autor. Em um trabalho acadêmico que contenha umas 5 páginas no máximo, talvez optar por notas de rodapé em vez de uma página de bibliografia seja melhor pedida. Imagine a situação, você tem um trabalho de quatro páginas e para esse trabalho você usou apenas 1 livro de referência. Seria necessário uma página inteira de bibliografia para um livro? Por isso usar a nota de rodapé as vezes é um bom caminho.ensign Como fazer nota de rodapé Agora que já sabe em que situações usá-la, veja como fazê-la.

 1)      No programa Word, vá em Referências (que fica ao lado de Layout da Página, no topo do programa.

2)      Clique em Inserir Nota de Rodapé (que está indicado com uma AB maiúsculos).

3)      A nota aparecerá no fim da página e você já pode clicar nela e escrever o que precisa.

 Atenção: o tamanho da fonte na nota de rodapé sempre tem que ser menor que a do corpo do resto do trabalho. Ela pode ser Times New Roman 9 ou 10.

 4)      Se você precisar fazer outra nota de rodapé, é só clicar Inserir Nota de Rodapé de novo. Não se preocupe, pois a numeração é feita em ordem crescente e automaticamente.

5)      Caso na nota de rodapé você precise fazer uma referência bibliográfica, o padrão é o mesmo que faria em uma página de Bibliografia. No corpo do texto, não precisa citar nada (por exemplo, página ou ano da obra) pois você já vai fazer isso na nota de rodapé.

Veja um exemplo de como a citação é feita:

 Eco, Umberto, Como se faz uma tese em Ciências Humanas, 6. ed. Lisboa: Editorial Presença, 1995.3514773334 46521c9c6f b1 600x250 Como fazer nota de rodapéDica: Negritos, itálicos e a pontuação tem de ser respeitada em uma referência! Tudo isso faz parte de normas que precisam ser cumpridas.

Agora é hora de você usar e abusar desse recurso e fazer um trabalho bem bacana! Não se esqueça de cuidar da ortografia. Não pense você que o professor não lê nota de rodapé. Ela é tão importante quanto o resto do trabalho e talvez nela contenha informações mais importantes do que no próprio corpo de trabalho. Mas também não use as notas de rodapé para “encher linguiça” e deixar seu trabalho maior! Use quando necessário!

Agora, bom trabalho!

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar !

1 reply to this post