Como emitir nota fiscal


Toda empresa precisa ter um numero de CNPJ e consequentemente precisa ter a sua disposição uma nota fiscal, isso por que a nota fiscal oferece novos caminhos a uma empresa, justamente por que possibilita que essa empresa preste serviço a outras grandes empresas que sempre necessitam de emissão de nota fiscal. Essa emissão é sempre muito cobrada, pois a pessoa jurídica precisa prestar contas mensalmente e, no caso de uma compra com nota fiscal, o empresário ganha descontos referente ao valor do ICMS dessa nota.

Como fazer nota fiscal comum

O que é nota fiscal Como emitir nota fiscal

As empresas sempre procuram gráficas para fazer seus blocos de nota fiscal, esses blocos são feitos sempre em um padrão, principalmente no caso de prestação de serviço. Para essa nota estar devidamente licenciada, ela deve ser carimbada pelo contador que cuida dos movimentos de sua empresa, ou deve ser carimbada pela Prefeitura de sua cidade, porém isso acontece apenas em alguns casos.

1) Leia toda a nota fiscal antes de começar o preenchimento, muito se confunde onde deve ser preenchido com as informações de sua empresa. Porém no caso de uma nota fiscal de prestação de serviço, as informações de sua empresa na maioria das vezes estarão impressas na nota, por isso os campos na maioria das vezes são referente a empresa ou pessoa física na qual você está prestando serviço.

2) Procure informações com o seu contador, ele pode fazer uma simulação detalhada de tudo que precisa ser feito para emissão de sua nota. Isso também pode evitar muitos problemas e percas de vias.

3) Emissão para pessoa física é um pouco diferente, pois essa pessoa deve adquirir uma nota fiscal avulsa. Essa nota fiscal é adquirida na prefeitura da cidade, porém não conta com informações dessa pessoa, ou seja, nos campos para preenchimento de informações, essa pessoa física também irá precisar preencher com suas informações, como no caso de nome completo e números de documentos.

Como fazer nota fiscal eletrônica 

nota fiscal eletronica 285x175 Como emitir nota fiscal

Essa modalidade de nota fiscal vem ganhando muito espaço entre os brasileiros, justamente por que evita o grande acumulo que gera os armazenamentos de nota fiscal de papel. Isso por que as emissões de nota fiscal eletrônica, são guardadas no HD central da empresa, e quase não ocupa espaço.

1) Empresários devem procurar informações referente as formas de emissão de nota fiscal eletrônica dentro de seu estado. Na maioria das vezes essa emissão é feita diretamente pelo site da Secretária da Fazenda de seu estado.

2) Cadastre-se no sistema de emissão de nota fiscal eletrônica, oferecido no site da Secretária da Fazenda de seu estado. Com isso você terá a sua disposição todas as ferramentas para emissão, que devem ser preenchidas conforme estão informados no site.

Pessoas físicas também podem ter acesso ao sistema de envio de nota fiscal eletrônica, porém depende muito do estado, pois alguns aceitam apenas empresários que tenham numero de CNPJ válido. Por isso procure mais informações, com contador e também com empresários que já trabalham com esse sistema. Boa sorte!

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar !