Como fazer notas musicais no teclado


4569272420_02b7064ba4

O teclado, no contexto musical, é um conjunto organizado de teclas que serve de interface para controlar uma fonte de som. Esta fonte sonora pode ser das mais variadas possíveis como um piano, um sintetizador, um órgão, um sampler, umas escaleta e assim por diante. É comum, também, chamar de teclado qualquer instrumento que gere som de forma eletrônica e que possua teclas.

Para ensinar e aprender música, o teclado é frequentemente utilizado por causa de sua facilidade de visualização das notas musicais e abordagem “direto ao ponto”: cada tecla corresponde diretamente a uma nota musical. Como fazer então para emitir uma nota qualquer? Basta apertar qualquer tecla! Agora para soar uma nota musical específica, é necessário conhecer como elas estão organizadas ao longo do teclado para que você possa se situar.
2069889084 e5d4f1d987 Como fazer notas musicais no tecladoHoder Slanger/Flickr

Organização das Teclas (ou Notas) no Teclado

  • O teclado possui teclas brancas e pretas intercaladas, sendo que a distância musical entre qualquer tecla adjacente é chamada de semitom.
  • As teclas brancas correspondem às notas da escala de Dó maior; são elas: Dó, Ré, Mi, Fá, Sol, Lá e Si.
  • As teclas pretas são chamadas de acidentes, e correspondem às notas intermediárias entre duas notas da escala de Dó maior. Como não existe nota intermediária entre Mi e e entre Si e , não existe uma tecla preta entre elas. Assim, as teclas pretas se dispões em grupos de duas e três teclas, sendo que entre eles existem duas teclas brancas consecutivas
  • Este padrão de disposição se repete a cada 12 teclas e é chamado de oitava. Os teclados são normalmente mensurados de acordo com o número de oitavas que eles possuem. Os tamanhos mais comuns são de 4 a 8 oitavas.

Localizando as notas no Teclado

Sabendo que as notas são organizadas no teclado de acordo com a escala de Dó maior, localizando qualquer uma delas é possível saber a localização das demais. Por convenção ensinaremos onde fica localizada a nota , já que ela é a nota da escala.

  • Localizar um grupo de duas teclas pretas

2235106003 14e0ca1dc0 Como fazer notas musicais no tecladoHoder Slanger/Flickr

  • A tecla branca diretamente à esquerda da primeira tecla preta é chamada de .
  • As teclas brancas consecutivas são Ré, Mi, Fá, Sol, Lá, Si, Dó e assim por diante. O padrão se repete tantas vezes quanto for o número de oitavas que o instrumento possui.
  • As teclas pretas, ou acidentes, tem o seu nome formado acrescentando o sufixo sustenido (#) ao nome da tecla branca diretamente à sua esquerda. Tomando como exemplo a primeira tecla preta do grupo de duas é chamada de Dó sustenido (Dó#) pois logo à sua esquerda está localizada a nota Dó.
Agora que você já sabe localizar as notas no teclado, é só colocar a mão na massa e se familiarizar como o som de cada uma delas. Você vai notar também que é possível pressionar diversas teclas ao mesmo e obter novos sons – que podem “combinar” ou não, mas isso já é assunto para outras conversas! Sinta-se à vontade para fazer suas experimentações musicais sem limites e, quem sabe um dia, se tornar um grande tecladista, músico ou até um maestro!
(Imagem Destaque: Ernie Trölf/Flickr)

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar !