Como fazer o auto exame de mama


2747976290_eb00265034_b

O auto exame da mama é feito para identificar possíveis tumores maiores que 2cm nos seios. É extremamente importante as mulheres fazerem isso para prevenir o câncer de mama. Aprenda agora a fazê-lo.scientologycross2 549x250 Como fazer o auto exame de mama

Não é preciso nada demais para que ele possa ser realizado. Basta estar em um local sossegado e ainda estar distante do período menstrual, pois nessa fase o corpo da mulher sofre alterações normais, especialmente nas mamas. Veja então o passo-a-passo do procedimento.breast exam01D pinkw 499x250 Como fazer o auto exame de mama 1) Ponha as mãos na cintura e repare bem as mamas na sua forma, confira se elas estão semelhantes, com o mesmo formato. Confira se há mudanças na pele dos seios, na aréola, nos mamilos, preguinhas ou afundamentos.

2)      Coloque os braços para cima e repare novamente se as mamas estão iguais, na mesma linha, elas precisam estar assim. Veja também se o sutiã marca uma delas e qual a parte que ele faz isso.

3)      Passe sabonete com água nos seios e nas axilas, pois assim o deslizamento das mãos poderá facilitar possíveis mudanças.

4)      Ponha o braço atrás da cabeça, mantenha postura reta e passe a dos dedos nos seios com movimentos circulares de fora para dentro, em busca de possíveis caroços. Esse exame também pode ser feito sem estar no banho.

5)      Faça movimentos circulares da parte de cima dos seios, próximo às axilas, em direção aos mamilos, firmemente. Use a mão direita para examinar a mama esquerda e a mão esquerda para a direita.

6)      Chegando nos mamilos, pressione-os de forma delicada para ver se não sai algum líquido ou se existem lesões na pele.

7)      Faça movimentos circulares dos mamilos para a axila para ver se existem caroços.

8)      Deite, coloque um travesseiro embaixo do tronco e a mão direita atrás da cabeça. Faça os movimentos circulares nas mamas com a mão esquerda e realize isso no lado esquerdo também.e sua mama direita com a mão esquerda, repetindo os movimentos circulares.

Se algo for detectado, é preciso ir ao médico informar-se sobre o que está acontecendo. A identificação precoce de algum tumor maligno só ajuda no tratamento contra ele.

Mas sentir alguma alteração nos seios não significa necessariamente que o que foi percebido é um câncer. Várias alterações nas mamas são consideradas normais pelos médicos e muitas delas fazem parte da natureza feminina, mas de qualquer jeito, o profissional da saúde deve ser consultado imediatamente. Ele é quem vai indicar os exames necessários a serem feitos e os procedimentos que deverão ser tomados.

Um detalhe muito importante a ser pensado é que quando o tumor é identificado nas mamas pelo auto-exame é quando ele já está em um tamanho suficiente para tal, geralmente acima de2 cm. Antes disso, somente mamografia pode identificar e muitas vezes, somente exames mais eficientes que esse último que acham um caroço ainda na fase bem inicial. Portanto, faça também todos os exames de imagem que forem necessários. Eles são indicados para mulheres que tenham idade acima de 35 anos.

Agora que já sabe como proceder, boa sorte!5501345044 bc2dd549f7 b 600x250 Como fazer o auto exame de mama

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar !