Como fazer o balanço patrimonial


5468977056_b117e004a7

O mundo dos negócios,nos dias de hoje,requer cuidado redobrado com os detalhes mais triviais.Cada centavo que entra,cada centavo que sai,cada mercadoria vendida,cada contrato fechado,entre inúmeros exemplos. Parece exagero,não é mesmo? Mas não é. Realmente, cada detalhe faz toda a diferença no momento de avaliar o lado financeiro de um negócio.marketing distribution channel 500x250 Como fazer o balanço patrimonialElementos necessários para a elaboração de um balanço patrimonial:

Ativo: São informações sobre bens,direitos e investimentos que gerem lucros futuros para a empresa.

Passivo: Informações sobre os recursos utilizados para quitar obrigações com terceiros,como impostos,por exemplo.

Patrimônio líquido: Informações sobre os recursos próprios da entidade.É o resultado da diferença positiva ente os valores do ativo e os valores do passivo.

Procedimentos necessários para a elaboração do balanço patrimonial:

  • Comece fazendo, ao término de cada mês, o balancete de verificação .Este balance é composto por todas as contas da empresa, desde contas patrimoniais até aquelas relacionadas aos resultados alcançados pela empresa, bem como seus débitos e créditos.
  • Faça a conciliação dos saldos contábeis. Esse procedimento tem o intuito de comparar o saldo das contas com informações externas à contabilidade, de modo que você possa ter certeza de que está tudo certo com relação a exatidão dos saldos que foram analisados.
  • Faça os ajustes e as reclassificações patrimoniais .O ajuste patrimonial e as reclassificações patrimoniais nada mais são do que a apresentação dos saldos das contas que foram classificados como corretos,o cálculo da contribuição social sobre o lucro líquido e o cálculo de provisão sobre o imposto de renda. Isso envolve todos os tipos de elementos contábeis,como empréstimos,estoques,etc.
  • Apure os lançamentos de encerramento do exercício. Para fazer isso,você precisará fazer todos os lançamentos de encerramento .Irá debitar todas as contas relacionadas às receitas da empresa e depois deverá creditar isso a uma conta, digamos, transitória, que é chamada de apuração do resultado do exercício.E fetuará o inverso nas contas que estejam relacionadas às despesas e aos custos e irá debitar isso à conta apuração do resultado do exercício.Após isso,você deverá creditar todas essas contas que envolvam os custos e as despesas.
  • Transfira o saldo da conta apuração do resultado do exercício para uma conta com o nome de resultados a destinar .Esta conta deverá ser distribuída para outras contas patrimoniais. Porém ,isso irá depende, caso trate-se de uma empresa de grande porte, da proposta imposta pela administração.
  • Faça, por último,a pós todos os ajustes e contas patrimoniais, apenas a classificação das contas patrimoniais, que são as únicas contas que restarão para serem analisadas. Essa classificação é feita separando e classificando as contas patrimoniais em grupos, para a elaboração do balanço patrimonial do mês seguinte. Nessas contas, o saldo do ativo deverá ser igual ao saldo do passivo.5400161987 77595194c4 500x250 Como fazer o balanço patrimonialBoa sorte!